sábado, 28 de agosto de 2010

Angra 1 foi desligada a partir de zero hora deste sábado


 A Usina Nuclear Angra 1 será desligada a partir de zero hora deste sábado, dia 28/08/10, para reparo no sistema elétrico - parte convencional da Usina, sem qualquer contato com radioatividade.

A Usina estava operando com carga limitada (248 MW) desde que foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no último dia 22/08/10, após parada programada para reabastecimento de combustível e manutenção periódica.

O processo de elevação de potência de Angra 1 foi paralisado ao detectar-se circulação de corrente elétrica parasita no duto de ventilação da saída do gerador elétrico principal, em decorrência da modificação de projeto para instalação de novos transformadores de correntes, instalados durante esta parada.

O retorno à operação deve acontecer ainda neste sábado (28).

Fonte: Site da Eletrobrás - Eletronuclear



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

1º Encontro de Skate de Angra

Skatistas profissionais e amadores se encontram em uma confraternização com música e dança
A pista de skate da Praia da Chácara será palco de manobras radicais neste fim de semana. A Associação de Skate de Angra (ASA), com o apoio da prefeitura, realiza no sábado e no domingo, dias 28 e 29, das 10h às 22h, o 1º Encontro de Skate de Angra dos Reis, um evento que vai reunir esporte, música e cultura. As inscrições ainda estão abertas e poderão ser feitas até sábado de manhã, no local. Para se inscrever é preciso entregar um agasalho para a campanha de inverno organizada pela associação. A organização pede para que o público também leve agasalhos.

 A expectativa da ASA é de que mais de 50 atletas participem, incluindo os de Angra e de outros municípios. Eles estarão divididos em três categorias: iniciante, mirim e amadores, para homens e mulheres. O evento ainda contará com a apresentação de skatistas profissionais trazidos pela Central Única de Favelas (Cufa), que também apoia o evento e está oferecendo a premiação: material de skate, troféus e medalhas. 

 Haverá ainda apresentações de bandas de rock e hip-hop, rítimos preferidos dos skatistas, além de apresentações de dança.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Cefet: aula inaugural e novos cursos para Angra

Diretor anuncia que também serão oferecidos cursos de qualificação, além dos técnicos e superiores

Foto: Francinete Fróes
A unidade de Angra dos Reis do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) realizou na quarta-feira, 25, sua aula inaugural, com o curso de Técnico em Mecânica. A solenidade contou com a presença do prefeito Tuca Jordão, da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, dos diretores do Cefet-RJ, Miguel Badenes, e da unidade em Angra, Haroldo Gomes. Também estiveram presentes a primeira-dama e subsecretária de Gestão e Projetos, Alessandra Jordão, o diretor da Eletronuclear, Paulo Gonçalves, e o subprefeito do Parque Mambucaba, Silas Gonçalves. Prestigiaram o evento vários secretários municipais e vereadores da cidade.

Tuca Jordão enfatizou em seu discurso o espírito de equipe e as intensas negociações que resultaram na implementação da unidade de ensino na cidade. “Foram muitas viagens à Brasília e ao Rio de Janeiro, devido à importância, para os estudantes de Angra dos Reis, de termos um centro de excelência de ensino”, afirmou.

Convidado pelo prefeito para representar os alunos da primeira turma, Lorrãn Vicente entusiasmou o público. “Quero, em nome de meus amigos, também alunos, agradecer esta oportunidade. Queríamos muito, sonhávamos em cursar uma escola técnica. Aproveito para convidar a todos para nossa formatura, daqui a três anos”, disse.

A secretária de Educação apresentou um vídeo com a cronologia da implementação do Cefet e uma mensagem de incentivo aos novos alunos. “Quem tem o maior ganho, o maior benefício com esta unidade é a sociedade, são todos os cidadãos de Angra dos Reis”, afirmou.

O diretor Haroldo Gomes informou que, por enquanto, são oferecidos dois cursos: Técnico em Mecânica e, para 2011, graduação em Engenharia Mecânica. “Vamos implementar mais, de acordo com as demandas do mercado de trabalho”, disse. Ele explicou que, além dos cursos técnicos e superiores, serão oferecidos outros de qualificação, por causa dos crescentes investimentos de empresas na região. Cada vez mais, segundo ele, será necessário o aperfeiçoamento da mão de obra da cidade. Haroldo Gomes agradeceu aos novos alunos e afirmou que eles são a razão da existência da unidade em Angra. “Tenho certeza de que, juntos, com o esforço de todos, sociedade e autoridades, construiremos uma boa história na educação em Angra”, disse.

O subprefeito do bairro, Silas Gonçalves, afirmou que, “como morador, fico emocionado e orgulhoso com este dia. Sempre sonhei com um centro de estudos para que nossos jovens pudessem se formar”. O diretor da Eletronuclear, Paulo Gonçalves, destacou a importância do trabalho da prefeitura. “Para todos nós, o Cefet em Angra é uma vitória, e quero ressaltar o trabalho incansável do prefeito Tuca Jordão e de sua equipe”, disse.

A unidade do Cefet em Angra dos Reis tem uma área total de 13.700 metros quadrados de terreno, 14 salas de aula, um auditório com capacidade para 80 pessoas, além de diversos laboratórios.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Postos de GNV serão instalados em Angra até novembro


A distribuidora de gás natural CEG-Rio confirmou que Angra dos Reis receberá, aténovembro, os dois postos de GNV (Gás Natural Veicular). A implantação ficou estabelecida durante audiência pública realizada em maio deste ano, na Câmara Municipal. A base será em Itaguaí, que fará a distribuição para dois pontos no município, sendo que um deles já tem área definida na Rua Itatiaia, no bairro Japuíba.
Para facilitar a instalação do posto, os vereadores do município aprovaram um projeto de lei que visa adequar a cidade. O documento faz alguns ajustes ao código de obra reduzindo de 250 para 100 metros o raio de construção do posto entre asilos, escolas e hospitais. Pois somente com esse ajuste é que a licença ambiental é emitida.
- Os postos GNV serão de grande importância para a nossa cidade. Com esse, sobe para oito o número  postos  de combustível a gás  instalados no sul do Estado. Vai ser um ganho muito grande para os motoristas, principalmente, os taxistas pelo baixo custo do produto - explicou o vereador Jorge Eduardo Mascote (PMDB).
Comparado aos outros municípios, Angra tem 1.975 veículos a gás, uma frota de 5,4% - considerada baixa, se comparada com Volta Redonda que chega a 32%. A expectativa é que esse percentual aumente com a instalação dos novos postos.
O sistema
A proposta inicial é atender ao mercado de GNV de Angra com o Gás Natural Comprimido (GNC). Nesta modalidade, o combustível é transportado em caminhões em um sistema chamado ponto a ponto. A distribuição do GNC a granel é considerada uma alternativa para estimular o desenvolvimento de novos mercados no país, especialmente em locais onde não há infraestrutura de transporte e distribuição.
No sistema ponto a ponto, o mercado é aberto e a chegada do GNV a uma cidade não depende da distribuidora de gás natural, no caso de Angra, a CEG-Rio. Nesse sistema, a compressão, o transporte e a comercialização do gás são de responsabilidade de empresas autorizadas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para atuarem no segmento de GNC. Na região, a parceira da CEG-Rio é a Neogas. A CEG indicou Itaguaí como cidade para a construção da base de compressão, ou seja, do posto mãe, onde o gás poderá ser comprimido e armazenado nas carretas para ser transportado até o posto filho, em Angra.
A previsão é de que dois postos GNV sejam atendidos em Angra. A escolha do estabelecimento será feita pela Neogas que levará em conta a localização do posto, capacidade para comportar a carreta e impactos da atividade nos locais próximos. O transporte do combustível por carretas não implica aumento de preço para o consumidor, de acordo com a CEG-Rio.

Fonte: Site do Jornal Diário do Vale

Cefet de Angra promove aula inaugural


A unidade de Angra dos Reis do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) realizou ontem (25), sua aula inaugural, com o curso de Técnico em Mecânica. A solenidade contou com a presença do prefeito Tuca Jordão (PMDB); da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha; dos diretores do Cefet-RJ, Miguel Badenes, e da unidade em Angra, Haroldo Gomes.
Também estiveram presentes a primeira-dama e subsecretária de Gestão e Projetos, Alessandra Jordão; o diretor da Eletronuclear, Paulo Gonçalves; e o subprefeito do Parque Mambucaba, Silas Gonçalves. Prestigiaram o evento vários secretários municipais e vereadores da cidade.
Tuca Jordão ressaltou o espírito de equipe e as intensas negociações que resultaram na implementação da unidade de ensino na cidade. - Foram muitas viagens à Brasília e ao Rio de Janeiro, devido à importância, para os estudantes de Angra dos Reis, de termos um centro de excelência de ensino - afirmou o prefeito.
"Quero, em nome de meus amigos, também alunos, agradecer esta oportunidade. Queríamos muito, sonhávamos em cursar uma escola técnica. Aproveito para convidar a todos para nossa formatura, daqui a três anos", disse Lorrãn Vicente, aluno convidado pelo prefeito para representar os alunos da primeira turma.
A secretária de Educação, Luciane Rabha, apresentou um vídeo com a cronologia da implementação do Cefet e uma mensagem de incentivo aos novos alunos.
Segundo o diretor do Cefet de Angra, Haroldo Gomes, por enquanto são oferecidos dois cursos: Técnico em Mecânica e, para 2011, graduação em Engenharia Mecânica. "Vamos implementar mais, de acordo com as demandas do mercado de trabalho", explicou Gomes, destacando que, além dos cursos técnicos e superiores, serão oferecidos outros de qualificação, para atender os crescentes investimentos de empresas na região.
Ainda segundo o diretor, cada vez mais será necessário o aperfeiçoamento da mão de obra da cidade. "Tenho certeza de que, juntos, com o esforço de todos, sociedade e autoridades, construiremos uma boa história na educação em Angra", afirmou Gomes.
O diretor da Eletronuclear, Paulo Gonçalves, destacou a importância do trabalho da prefeitura. "Para todos nós, o Cefet em Angra é uma vitória, e quero ressaltar o trabalho incansável do prefeito Tuca Jordão e de sua equipe", enfatizou.
A unidade do Cefet em Angra dos Reis tem uma área total de 13.700 m² de terreno, 14 salas de aula, um auditório com capacidade para 80 pessoas, além de diversos laboratórios.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Angra 1 volta a gerar energia para o Sistema Interligado Nacional



Após uma parada programada para reabastecimento de combustível e atividades de inspeções e manutenções periódicas, a Usina Nuclear Angra 1 (640 MW) foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no último domingo, 22, às 11h45. A usina, que estava desligada desde o dia 17 de julho, já funciona normalmente e está em processo de elevação de potência, de acordo com o programa estabelecido com o Operador Nacional do Sistema - ONS. Na manhã de hoje, Angra 1 gerava 245 MW.

A parada programada de Angra 1 permitiu que cerca de 1/3 do combustível nuclear fosse reabastecido. Também foram realizadas outras 3.652 tarefas durante os 36 dias em que a Usina esteve desligada. Entre elas, destacam-se: inspeção visual e volumétrica da tampa do Vaso do Reator; aplicação de sobrecamada de solda (Weld Overlay) nos bocais do tanque pressurizador do Sistema de Refrigeração do Reator; inspeção do fundo do Vaso do Reator (soldas e penetrações); inspeção nos tubos dos Geradores de Vapor e nos tubos guias do Sistema de Instrumentação Nuclear Interna do Reator; e troca do rotor da excitatriz e do regulador de tensão do Gerador Elétrico Principal.

Para a realização das atividades, foram contratadas firmas nacionais e estrangeiras que disponibilizaram mais de 1.000 profissionais (sendo 117 estrangeiros) para dar suporte aos técnicos da Eletronuclear.


Fonte: Diário do Vale

Bolsa de comerciante é furtada no 'Angra Moto Fest'

A comerciante Regina Maria Nicolau Silva, 64 anos, teve sua bolsa furtada durante o ‘Angra Moto Fest', na Praia da Chácara. Regina contou à polícia que montou uma barraca de comida na festa e, por volta de 1h de hoje (22), uma pessoa teria rasgado a barraca e levado sua bolsa com R$ 800, cartões de crédito, talões de cheque e um aparelho celular.
Na noite de sexta-feira (20), a estudante Leandra Araújo Dutra, de 20 anos, foi assaltada nas proximidades de um ponto de ônibus, no bairro Perequê.
Leandra informou na 166ª DP (Angra) que estava esperando o pai dela, quando dois suspeitos a abordaram e anunciaram o assalto. Eles fugiram levando a bolsa da vítima, com cartões de crédito, livros, documentos pessoais e talão de cheque.  
 

sábado, 21 de agosto de 2010

Comunidade do Sertão de Mambucaba pede melhorias na saúde

Comunidade do Sertão de Mambucaba pede melhorias na saúde

A Vereadora Lia participou no último sábado (14/08) de uma reunião no Sertão de Mambucaba para discutir a questão da saúde no bairro.
Este encontro foi fruto de um pedido que a comunidade fez à Lia no dia 30 de Junho e contou com a presença de representantes da Fundação de Saúde de Angra dos Reis.
Durante a reunião, que contou com a participação da enfermeira Ligia (que está à frente do ESF Pereque IV), a Vereadora Lia apresentou uma carta na qual o Superitendente de Saúde Básica da Fusar, Nelcimar Oliveira respondeu à alguns questionamentos dos moradores do Sertão de Mambucaba.

Confira abaixo a íntegra do documento:

Cara Vereadora Lia,
Enviamos as respostas às solicitações que nos foram enviadas ao email da Atenção Básica, que foram levantadas pela população do sertão do Parque Mambucaba, sendo relacionadas também à unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Perequê IV.

1- Os moradores pedem a volta do atendimento médico na escola que era realizado anteriormente.

O atendimento médico na escola do sertão havia sido interrompido por uma dificuldade de transportar a equipe até o local, visto que passamos um período com apenas um carro para que a equipe servisse a todo o município. Ao final do mês de junho, a Atenção Básica recebeu outros veículos, possibilitando a retomada deste atendimento na escola.
Durante o mês de julho, foi combinado com a equipe da ESF que o atendimento multidisciplinar seria realizado às terças-feiras, no período da tarde, a cada 15 dias, iniciando no mês de agosto após o retorno das aulas. O primeiro dia de atendimento será para os pacientes diabéticos e hipertensos, e está marcado para 24 de agosto de 2010.

2- Pedem o retorno do tratamento odontológico que era realizado na escola.

As equipes de saúde bucal do Parque Mambucaba vêm desenvolvendo projetos permanentes de atenção à saúde bucal nas escolas e outros centros educacionais da região, semelhantes ao que lhe foi entregue em mãos em seu gabinete. Já foram contempladas a Fundação Espírita, a Casa do Caminho, e as escolas Frei Bernardo, Nova Perequê, Monteiro Lobato, e a Escola Municipal Diniz Marques de Souza (Sertão).
Os projetos contemplam ações educativas, entregas de kits de higiene oral, exames epidemiológicos e intervenções de baixa complexidade (pequenas restaurações), que são realizadas no local, em etapas diversas. Os tratamentos mais complexos, que requerem um consultório odontológico, são realizados no Centro de Especialidades Odontológicas que fica na UBS/SPA Perequê (Postão), pelo Cirurgião-dentista da ESF Perequê IV – Dr. Rafael Cordeiro.
As ações na escola do Sertão aconteceram de forma constante no primeiro semestre do ano, e continuarão ao longo de todo período letivo. O atendimento no Centro Odontológico foi suspenso em maio devido a problemas técnicos, tendo sido mantido apenas o atendimento às emergências. Os consertos foram providenciados e o atendimento deverá retornar à normalidade na segunda quinzena de agosto.

3- Solicitam rever a situação do agente comunitário que tem que descer todos os dias para o Posto no Perequê.
O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dentro da ESF exige sua ida diária à unidade, seja para buscar exames e marcações a serem levados aos pacientes, seja para trazer ao posto as demandas destes, seja para discutir os casos ou realizar atividades diversas na unidade.
O sertão do Perequê possui cerca de 60 famílias a serem visitadas mensalmente, mas também possui adversidades geográficas que dificultam a realização desse trabalho. Entendendo isso, a gestora da unidade, Enfermeira Lígia, não exige que o ACS José vá todos os dias ao posto, como foi colocado pela população. No entanto, faz questão da sua presença nos dias em que o mesmo fica responsável pela recepção.
Não há como realizar o trabalho de ACS sem comparecer à unidade, pois o agente é a ligação entre os pacientes e o posto, e representa a base do trabalho da equipe de saúde da família. Mesmo assim, são feitas concessões no caso do agente do sertão, do qual não é exigida a presença diária no posto, como foi relatado.

4- A maior reivindicação é ter de fato um posto de saúde lá na comunidade.

A comunidade do sertão já é coberta pela unidade do Perequê IV, com atendimento de medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Atendimentos especializados são centralizados em unidades maiores. Os atendimentos quinzenais que acontecerão na escola facilitarão o acesso da comunidade aos serviços de saúde. Quando a ida à unidade é necessária, a equipe presta o acolhimento devido aos usuários residentes em área de difícil acesso, para que tenham suas necessidades prontamente atendidas.
Sem mais, nos colocamos à disposição para novos esclarecimentos e futuras parcerias.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Aula inaugural do Cefet

Primeira turma do curso técnico de Mecânica inaugura o Cefet-Angra

A tão esperada aula inaugural do curso técnico de Mecânica do Cefet Angra dos Reis vai acontecer na quarta-feira, dia 25 de agosto, às 14h, com presença do prefeito Tuca Jordão e de outras autoridades estaduais e municipais.

O curso técnico de Mecânica é o primeiro implantado na unidade, cujos alunos das redes municipal, estadual e privada foram selecionados pelo histórico escolar.

Para o ano de 2011 estão previstas duas turmas do curso (uma no primeiro semestre e uma no segundo), e a implantação, já no primeiro semestre, do curso de graduação em Engenharia Mecânica.

A implantação do Cefet-Angra é fruto do esforço e do sucesso da parceria entre a Prefeitura de Angra, o Cefet-RJ, o Governo Federal e a Eletronuclear.

O Cefet-Angra é mais uma ação da Prefeitura de Angra visando oportunizar à população angrense o acesso à educação e à qualificação profissional, com vistas a geração de empregos no município, possibilitando às empresas da região o recrutamento de mão de obra local qualificada.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PROMINP OFERECE 560 VAGAS EM ANGRA DOS REIS PARA PETRÓLEO DE GÁS

Começaram nesta terça-feira, 17, as inscrições para o processo de seleção pública do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). Em Angra serão oferecidas 560 vagas para cursos como pintor, montador, encanador industrial, mecânico montador e soldador de tubulação. 

As inscrições serão até 12 de setembro, ultimo dia para os interessados se inscreverem. Para os cursos de nível básico, a inscrição custará R$ 24,00. Nos níveis médio e técnico, R$ 40,00. Para as categorias de nível superior, o valor será de R$ 60,00. Existe a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos que possuírem o Número de Identificação Social – NIS e declararem que não possuem recursos financeiros para pagamento do valor. Para fazer jus à isenção total da taxa, os candidatos devem atender às condições listadas no edital e encaminhar a solicitação até 24 de agosto, pelo site do Prominp.
Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. As inscrições podem ser feitas através do site do Prominp.
Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).
Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que estará disponível para consulta e download, nos sites do Prominp e da Cesgranrio, a partir da próxima terça-feira, dia 17 de agosto.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Eletronuclear responde ao Ministério Público Federal sobre obras de Angra 3


A Eletronuclear enviou, nesta segunda feira, 16, uma carta resposta ao Ministéri Público Federal, que pediu a suspensão das obras de construção da Usina Nuclear Angra 3.
No site da Eletronuclear Eletrobrás voce confere, na íntegra a Carta ao MPF, onde o Presidente Othon Luis Pinheiro da Silva, diz: "posso afirmar, com tranquilidade, que não há nenhum fato que incline à necessidade de serem paralisadas as obras de Angra 3" .

Angra terá cooperativa de reciclagem

Catadores terão melhores condições de trabalho e mais facilidade para escoar a produção

Angra dos Reis

Com o objetivo de encontrar uma solução para o destino do lixo em Angra dos Reis, cerca de 70 catadores da cidade vão montar a primeira cooperativa de materiais recicláveis do município. A intenção do grupo é dar início na próxima semana ao trabalho inédito de mobilização para coleta de resíduos reaproveitáveis - material descartado todos os dias nas casas e empresas, que acaba virando lixo.

Com a criação da cooperativa, os catadores poderão organizar projetos que melhorem a coleta nos bairros. A meta é dar segurança a estes trabalhadores e formar polos ambientais para o depósito provisório de recicláveis antes da comercialização em empresas especializadas. A cooperativa estará filiada à Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Rio de Janeiro e terá como presidente, o catador José Ronaldo, com Cláudio Roberto como vice.

- Com a cooperativa vamos poder organizar a categoria e acabar com toda a informalidade da nossa profissão. Sem contar no objetivo principal de dar um novo destino à quantidade de materiais reaproveitáveis que são descartados no nosso município - disse o futuro presidente da cooperativa, José Ronaldo.

De acordo com os dados da secretaria municipal de Meio Ambiente, são quase 170 toneladas levadas diariamente para o aterro controlado no Ariró, cuja capacidade está próxima do limite. A situação poderia ser diferente se já houvesse a coleta seletiva, que não está sendo realizada desde 2001. O gerente de Conservação e Projetos Ambientais da secretaria, Fábio Jordão, estima que pelo menos 30% do material recolhido poderia ser reaproveitado.

- São latas de alumínio, papelão e outros produtos que juntos dariam algo em torno de 51 toneladas a menos de resíduos depositados no aterro e mais tempo de vida útil ao local, já que material reciclável representa 60% do volume do lixo - explicou o gerente.A Cooperativa de catadores receberá também o apoio do Conselho Municipal de Saúde, de associações e entidades civis, além de diversas empresas.

domingo, 15 de agosto de 2010

Angra vai ganhar Centro de Eventos no Parque Mambucaba

Angra dos Reis ganhará um importante investimento no início do próximo ano. O projeto para construção do Centro de Eventos, no Parque Mambucaba, foi anunciado essa semana pelo prefeito Tuca Jordão (PMDB). O centro será construído em uma área de dez mil metros quadrados e ficará localizado na Avenida Francisco Magalhães de Castro, em um terreno recentemente desapropriado pela prefeitura. Segundo o vereador de Angra, Manoel Cruz Parente (PHS), antes da desapropriação seriam construídos no local quitinetes e lojas.

Parente disse que a iniciativa de construir um Centro de Eventos no local surgiu do fato de Angra não possuir nenhuma área pública com infra-estrutura para receber eventos de todas as naturezas. - Eu visualizei o terreno, que é uma área imensa bem no centro do bairro, como a ideal para ser utilizada com essa finalidade. Por isso, encaminhei a proposta ao Executivo e tive o apoio do prefeito Tuca Jordão - afirmou o vereador.

Outro ponto que contou bastante para o prefeito na hora de fazer a desapropriação da área foram os constantes encontros com os moradores locais, através do programa "O Prefeito com Você", em que o governo municipal vai até aos bairros ouvir os moradores. Segundo o Tuca Jordão, o Centro de Eventos será um local destinado a todos os segmentos culturais. Ele também afirmou que o início das obras deve ocorrer já no começo de 2011 e que o espaço - além de abrigar shows e eventos - irá funcionar como um importante centro cultural para o município.
Local vai abrigar projetos culturais
O assessor de gabinete do prefeito, João Massad, explicou que a construção vai trazer inúmeras vantagens para a cidade, com diversas atividades culturais que ainda serão elaboradas pelo Conselho Municipal de Cultura, a Cultuar e a comunidade que usufruirá do centro. Ele também destacou outras vantagens como economia e praticidade.

- Todo evento, toda festa, seja em qual bairro for, gera um gasto com transporte e montagem de material. Por isso é importante que tenhamos uma área fixa para essa finalidade - afirmou o assessor. A área pavimentada servirá também como estacionamento nos períodos de inatividade. Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Boa Vista, Elizabeth do Carmo Santos Gomes, o Centro terá outra importante finalidade: tirar os jovens das ruas.
- As atividades do Centro serão uma boa saída para tirar os jovens que não tem outras atividades para fazer das ruas, pois no Centro haverá projetos que ocuparão o tempo vago deles - destacou.
Projetos não param
O vereador Parente anunciou ainda um outro grande projeto para Angra: a indicação para a construção de um Centro de Convenções na região da Japuíba, próximo ao Aeroporto de Angra, com o objetivo de atrair para a cidade o turismo de negócios e lazer.


sábado, 14 de agosto de 2010

Dr. Ilson Peixoto conversa com o INEPAC sobre o patrimônio histórico de Angra

Na última terça-feira (10), o vereador Dr. Ilson Peixoto esteve na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Cultura (INEPAC) para discutir questões relativas à preservação do patrimônio histórico de Angra. A visita foi motivada por denúncias recebidas pela Setorial de Patrimônio de Angra que questionou a preservação e as obras de restauro de prédios históricos. O parlamentar foi recebido pela Diretora Geral do órgão, Maria Regina Mattos e a arquiteta Maria Cristina Pimentel, do Departamento de Patrimônio Cultural e Natural.

Fonte: Blog do Vereador Ìlson Peixoto

PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MECÂNICA DO CEFET

O edital contendo informações sobre a inscrição e provas estão disponíveis no portal www.cefet-rj.br

O Cefet-RJ lançou o Edital nº 007/2010, referente ao processo seletivo para o preenchimento das vagas de educação profissional técnica de nível médio do ano letivo de 2011, do curso de Mecânica, mediante a realização de provas.

Art.  2º.  O  processo  seletivo  de  classificação  de  candidatos  aos  cursos  de  Educação
Profissional Técnica de Nível Médio, mediante a realização de provas abrangendo as áreas de
conhecimento  da  base  nacional  comum  dos  currículos  do  Ensino  Fundamental,  visa  ao
preenchimento  de  930  (novecentos  e  trinta)  vagas  nos  cursos  da  Unidade  Maracanã,  216
(duzentos e dezesseis)  vagas nos  cursos da Unidade de Nova  Iguaçu, 180  (cento e oitenta)
vagas nos  cursos da Unidade  de Maria da Graça, 30  (trinta)  vagas no  curso da Unidade de
Nova Friburgo, 36 (trinta e seis) vagas no curso da Unidade de Petrópolis, 40 (quarenta) vagas
no curso da Unidade de Itaguaí, 40 (quarenta) vagas no curso de Mecânica da Unidade de Angra dos Reis e 40  (quarenta) vagas no curso da Unidade de Valença, conforme discriminado nos quadros do Art.3º.


As inscrições para o processo seletivo, segundo o edital, que está disponível no site www.cefet-rj.br, poderá ser realizada por meio de uma ficha de inscrição, que estará disponível no portal do Cefet, e também no www.exatuspr.com.br, a partir do dia 16 de agosto, às 10h, indo até o dia 31 de agosto, até às 13h.
Após o preenchimento on-line, a ficha de inscrição deverá ser impressa e entregue, junto com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, pelo candidato ou por seu responsável, no período de 16 a 31 de agosto, nos postos de inscrição indicados no edital, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.
O pagamento da taxa de inscrição, no valor principal de R$ 30,00, deverá ser feito no Banco do Brasil mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU).
Os candidatos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição à Direção-Geral, das 10h do dia 9 de agosto às 20h do dia 10 de agosto de 2010, mediante requerimento a ser preenchido nos mesmos sites citados acima.
O presente processo seletivo se dará em duas fases, com provas a realizar-se nos dias 17 de outubro de 2010 e 21 de novembro de 2010, respectivamente. A primeira fase constará de uma prova objetiva de 40 questões de múltipla escolha. A segunda consistirá de duas provas: uma discursiva de Matemática, contendo 10 questões, e uma de Língua Portuguesa. 



Fonte: Blog do Vereador Parente

terça-feira, 10 de agosto de 2010

MPF pede outra vez a paralisação da obra de Angra III


O Ministério Público Federal (MPF) de Angra dos Reis deu hoje um prazo de uma semana para que as obras de construção da usina nuclear Angra 3 sejam suspensas até a elaboração de um estudo que aponte alternativas para prevenir acidentes graves ou reduzir seus efeitos. Quanto à nova recomendação do Ministério Público Federal, ambas as empresas responsáveis pelo caso não quiseram se pronunciar.

Caso não seja atendido, o órgão afirma que vai entrar com ação civil para paralisar as obras. O MPF de Angra entende que normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) determinam a realização desses estudos. Já a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Eletrobras Eletronuclear, estatal responsável pela construção da usina, entendem que a AIEA não obriga, apenas recomenda a realização dos estudos. Além disso, a CNEN e a Eletronuclear argumentam que os estudos feitos para a construção de Angra 2 são suficientes para Angra 34, devido à similaridade entre os projetos das suas usinas.

Esta é a segunda tentativa do MPF de interromper as obras de Angra 3, com o mesmo argumento. No mês passado, o procurador Fernando Amorim Lavieiri, solicitou às empresas responsáveis pelas obras - Cnen e Eletronuclear - que apresentassem um relatório de análise de segurança. Após uma semana, as empresas entregaram documentos que teoricamente comprovam que a construção está dentro das normas. Segundo o procurador do MP, esses documentos foram analisados e não houve a comprovação de que as obras estão dentro das exigências solicitadas pela Aiea.

- Apresentei para as empresas as principais normas que deveriam ser cumpridas. Elas me entregaram algumas considerações dizendo que as normas já haviam sido atendidas, e por isso pedi os documentos que comprovassem isso. Porém, nada foi comprovado, as normas da AIEA foram simplesmente ignoradas. Dentre as normas aplicáveis a Angra 3, não há nenhuma norma da agência - afirmou o procurador. Na primeira vez, em junho, a CNEN e a Eletronuclear.

Na mesma ocasião, o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Odair Gonçalves, disse que não pretende suspender as obras de construção da Usina Nuclear Angra 3."A gente não vai suspender [a obra]. A gente vai recorrer, obviamente", disse em entrevista à Agência Brasil, na época. Segundo Gonçalves, a apresentação de uma análise probabilística de segurança e acidentes severos do empreendimento constitui apenas uma sugestão da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), e não uma recomendação obrigatória, como teria entendido o MPF em Angra.

"A tradução foi malfeita. Ela [Aiea] não diz que é para fazer ou que [a análise] é fundamental. Ela simplesmente sugere que se faça isso"Ele explicou que como já existem cálculos para outras usinas, a Cnen tem plena clareza dessa questão. "Então, nós vamos entrar com recurso contra isso".Odair Gonçalves confirmou ter autorizado a realização de estudo probabilístico de segurança e acidentes severos de Angra 3, que está sendo conduzido pela Eletronuclear. O presidente da Cnen esclareceu, contudo, que "isso não impacta a construção da usina. A obra continua, sem dúvida nenhuma".
Andamento
De acordo com o assistente da diretoria da Eletronuclear, Leonam Guimarães, a Eletronuclear espera assinar este mês o acordo de compra de combustível nuclear com a INB e, em seguida, o contrato de comercialização de energia da usina com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), documentos essenciais para a liberação de um empréstimo de R$ 5 bilhões a R$ 6 bilhões do BNDES para a construção da usina.

- Estamos agilizando este processo. O contrato de fornecimento de combustível no longo prazo já foi aprovado pela diretoria. Resta apenas assinar com a INB. Depois resolveremos o contrato de venda de energia com a CCEE - afirmou Leonam, que ainda destacou, porém, que o contrato com a CCEE é "algo simples", já que não haverá negociação de preços, pois a tarifa está acertada desde o ano passado.

Do total de R$ 9 bilhões previstos para serem investidos na usina, o BNDES deverá responder por algo entre R$ 5 bilhões e R$ 6 bilhões. O preço de energia de Angra 3 foi definido em R$ 148,65/MWh por uma portaria do Ministério de Minas e Energia.Segundo Guimarães, a Eletronuclear também trabalha em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para iniciar os estudos que deverão definir as regiões potenciais para receber os investimentos das futuras usinas nucleares do Sudeste e no Sul. Os mesmos estudos já foram realizados e concluídos na região Nordeste.

A Eletronuclear depende da liberação do financiamento para não precisar renovar o empréstimo-ponte de R$ 250 milhões que contraiu da Eletrobrás, com juros bem mais altos. A previsão é de que o dinheiro seja liberado até, no máximo, no final deste ano.- Se não tivermos a confirmação deste financiamento, teremos que rever as contas e tomar novo empréstimo, porque os recursos já estão acabando - disse Guimarães.

Fonte: Site do Jornal Diário do Vale

CEFET - Angra começa a oferecer curso técnico de mecânica este ano


Começou a funcionar nesta terça-feira, 10, em Angra dos Reis, a unidade do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do estado do Rio de Janeiro (Cefet-RJ). Em todo o complexo foram investidos mais de R$ 7 milhões. A maior parte dos recursos foi aplicada pela prefeitura de Angra dos Reis (R$ 5,6 milhões) e mais de R$ 1,4 milhão foi investido pela Eletrobras na compra de livros e equipamentos. As informações são da Agência Brasil.
A unidade de ensino só vai estar completamente concluída no final do ano. Com a estrutura atual, as aulas desse semestre ficarão limitadas ao curso técnico de mecânica. As 40 vagas foram preenchidas por alunos indicados pela prefeitura.
De acordo com o diretor-geral do Cefet-RJ, Miguel Badenes, antes da implantação de uma unidade do Cefet é feito um estudo da região para avaliar a aplicação dos recursos. "No caso de Angra, detectamos a necessidade de um curso de mecânica devido à grande demanda por essa formação e aos futuros investimentos que a cidade está captando com a indústria naval e do petróleo e da área da Eletronuclear", explicou Badenes.
Segundo ele, no próximo ano, a unidade passará a oferecer também o curso superior de engenharia mecânica e o curso técnico de petróleo e gás. Cinquenta por cento das vagas serão reservadas para alunos de escolas públicas, para garantir a participação da população local, e a outra metade das vagas será preenchida a partir do resultado de concurso público.
A expectativa, principalmente das empresas que atuam na região, é de que a unidade de Angra dos Reis, em pleno funcionamento, ofereça cursos que atendam as características sócio-econômicas locais. As áreas de meio ambiente e da construção civil devem ser os próximos investimentos do complexo que depende, para isso, da autorização do Ministério da Educação e da contratação de professores.
"Seriam cursos de gestão ambiental porque essa região tem uma tendência a uma depredação muito forte pela estrutura de seu solo e também o crescimento esperado na área de construção civil como um todo, desde estradas e ferrovias até a área predial. Esses cursos podem ser ministrados nos dois níveis, tanto técnico quanto de graduação", garantiu Badenes..

Fonte Site do Jornal Diário do Vale

domingo, 8 de agosto de 2010

Flip reuniu entre 15 e 20 mil pessoas em Paraty


A oitava edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) contou com um público menor que no ano passado. Nada, contudo, que espantasse os organizadores: em função da Copa do Mundo, o evento, que tradicionalmente acontece em julho, teve que ser marcado para agosto, e a diminuição no público já era esperada. Na verdade, mais que esperada, a redução foi quase que comemorada.
- Ano passado a gente calculou que pouco mais de vinte mil pessoas participaram, agora tivemos entre 15 e 20 mil. Ano de Copa, passamos a festa para agosto, e sempre diminui. Mas isso não é ruim, pelo contrário, é muita gente para a estrutura de Paraty - comentou Mauro Munhoz, diretor-presidente da Casa Azul, associação que organiza a Flip.
De acordo com ele, no próximo ano a festa pode ser antecipada e acontecer em junho justamente para que não haja crescimento quantitativo de público. "A Flip normalmente é em julho, mas talvez mude para o fim de junho no próximo ano, se avaliarmos que julho vai encher muito", explicou.
Durante entrevista coletiva à imprensa no início da tarde de hoje (8), os organizadores detalharam os números do evento: esta edição teve orçamento de R$ 6,3 milhões e recebeu 147 autores em todos os eventos, sendo 21 estrangeiros.
- O resultado superou todas as expectativas e tudo deu certo. Foi incrível, em um patamar de densidade muito grande e um público muito interessado. Sem contar a diversidade dos temas - avaliou o diretor de programação da Flip, Flávio Moura, que também comentou sobre a principal atração do evento, o quadrinista Robert Crumb. "Crumb sempre foi a maior figurar que poderíamos trazer dentro deste segmento [quadrinhos], ele é uma lenda vida. É sensacional que Crumb tenha vindo aqui e ido ao palco. Foi um feito muito grande", disse, entusiasmado.
A participação de Fernando Henrique Cardoso na abertura do evento, justamente em um ano eleitoral, foi alvo de críticas por parte de alguns grupos e chegou até mesmo a resultar em um pequeno protesto no primeiro dia da Flip. Contudo, o diretor minimizou as críticas.
- A gente sabia que teria polêmica por conta disso, mas acho que a resposta foi a própria conferência que Fernando Henrique participou: não teve nenhum desvio para essa questão política, foi um debate altamente intelectual - concluiu.

Foto: Felipe de Souza

sábado, 7 de agosto de 2010

Angra 2 completa 10 anos de operação, destacando-se entre as melhores usinas do mundo

No mês de julho, a Usina Nuclear Angra 2 completou 10 anos, tendo produzido até hoje aproximadamente 94 milhões de MWh - energia suficiente para abastecer as cidades do Rio de Janeiro e Brasília juntas por cinco anos ou São Paulo por quatro anos.
No dia 14/07/2000, acontecia a primeira criticalidade de Angra 2, ou seja, a primeira reação em cadeia do seu reator. Uma semana depois, no dia 21/07/2000, a segunda usina nuclear nacional era sincronizada à rede elétrica, passando a contribuir, junto com Angra 1, para o Sistema Interligado Nacional - embora a operação comercial acontecesse alguns meses mais tarde, em fevereiro de 2001.
Desde então, a Usina vem apresentando indicadores de eficiência que superam o de muitas usinas similares – com um reator do tipo PWR (água pressurizada), o mais utilizado no mundo. No ano passado, Angra 2 apresentou uma performance de destaque, ocupando o 33º lugar em produção entre as 436 usinas em operação no mundo, segundo a publicação americana Nucleonics Week, especializada em energia nuclear. Além disso, em relação aos indicadores de desempenho da Wano (World Association of Nuclear Operators), Angra 2, numa comparação com as 50 melhores usinas americanas, ocupou a 21ª posição.
"O desempenho de Angra 2 nesses 10 anos tem sido excelente frente às melhores usinas do mundo. Os resultados podem ser atribuídos, principalmente, ao comprometimento e trabalho em equipe dos funcionários; ao planejamento e execução dos trabalhos com alto grau de profissionalismo; aos investimentos feitos em equipamentos e à experiência operacional adquirida. Angra 2 representa uma garantia, com total segurança, de disponibilidade e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional", comemora Antonio Carlos Mazzaro, superintendente de Angra 2.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Eletronuclear aguarda financiamento do BNDES

CONSTRUÇÃO ANGRA 3

De acordo com o assistente da diretoria da Eletronuclear, Leonam Guimarães, a Eletronuclear espera assinar este mês o acordo de compra de combustível nuclear com a INB e, em seguida, o contrato de comercialização de energia da usina com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), documentos essenciais para a liberação de um empréstimo de R$ 5 bilhões a R$ 6 bilhões do BNDES para a construção da usina.

- Estamos agilizando este processo. O contrato de fornecimento de combustível no longo prazo já foi aprovado pela diretoria. Resta apenas assinar com a INB. Depois resolveremos o contrato de venda de energia com a CCEE - afirmou Leonam, que ainda destacou, porém, que o contrato com a CCEE é "algo simples", já que não haverá negociação de preços, pois a tarifa está acertada desde o ano passado.

Do total de R$ 9 bilhões previstos para serem investidos na usina, o BNDES deverá responder por algo entre R$ 5 bilhões e R$ 6 bilhões. O preço de energia de Angra 3 foi definido em R$ 148,65/MWh por uma portaria do Ministério de Minas e Energia.Segundo Guimarães, a Eletronuclear também trabalha em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para iniciar os estudos que deverão definir as regiões potenciais para receber os investimentos das futuras usinas nucleares do Sudeste e no Sul. Os mesmos estudos já foram realizados e concluídos na região Nordeste.

A Eletronuclear depende da liberação do financiamento para não precisar renovar o empréstimo-ponte de R$ 250 milhões que contraiu da Eletrobrás, com juros bem mais altos. A previsão é de que o dinheiro seja liberado até, no máximo, no final deste ano.- Se não tivermos a confirmação deste financiamento, teremos que rever as contas e tomar novo empréstimo, porque os recursos já estão acabando - disse Guimarães.


Fonte: Site do Jornal Diário do Vale

Parque Mambucaba vai ganhar centro de eventos e unidades habitacionais

Construção irá começar no início do ano que vem
 

O prefeito Tuca Jordão anunciou um importante projeto para o Parque Mambucaba nesta semana. Será construído no bairro um centro de eventos, em uma área de 5.000 m2 recentemente desapropriada pela prefeitura. O local fica na avenida Francisco Magalhães de Castro, avenida principal do bairro, ao lado do supermercado Supermarket, e já pertence à prefeitura. 

 A iniciativa do prefeito de desapropriar a área para a construção de um centro de eventos foi devido a seus encontros com os moradores locais, através do programa “O Prefeito com Você”.

 – Todo evento, toda festa, seja em qual bairro for, gera um gasto com transporte e montagem de material, por isso é importante que tenhamos uma área fixa para essa finalidade – explicou João Massad, assessor de Gabinete do prefeito, destacando vantagens do projeto,  como economia e praticidade. De acordo com Massad, as calamidades do início do ano atrasaram o desenvolvimento do projeto, mas sua implementação se dará no início do ano que vem. 

 – A princípio será uma área pavimentada, que servirá como estacionamento quando não tiver eventos – detalhou Massad.  

 Conforme Tuca Jordão anunciou, o espaço, além de abrigar shows e eventos, irá funcionar como um importante centro cultural para o município.

Condomínio será construído no ano que vem, através do programa Minha Casa, Minha Vida

O Prefeito Tuca Jordão anunciou um importante projeto para o Parque Mambucaba nesta semana. O bairro, assim como outros de Angra, será contemplado com um projeto habitacional. O condomínio a ser construído ocupará uma área de 12.000m2, que é parte da que foi desapropriada para a construção do Cefet. Nessa área, na rua Mário Toledo, seria construída uma escola de nível fundamental, mas a prefeitura optou pela construção de unidades habitacionais. De acordo com Tuca, o bairro possui uma demanda reprimida por habitação.

 O assessor do Gabinete do prefeito, João Massad, explica que o projeto será feito através do programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa, com recursos do governo federal. Ainda não se tem um número exato de habitações, mas a primeira estimativa é de que sejam construídas em torno de 300 unidades habitacionais. O projeto começa a ser desenvolvido a partir deste mês, mas o início da construção vai depender do governo federal.

 Ainda segundo Massad, a escola, que ficaria na área a ser ocupada pelo condomínio, será construída em uma área de 1.400m2 que pertence a Escola Municipal Nova Perequê. Porém, a nova escola será independente, com direção própria e entrada pela rua Ulysses Guimarães. A escola Nova Perequê, por sua vez, passará por reformas, incluindo a cobertura da quadra e a construção de uma piscina semiolímpica. 

 

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Festa Literária de Paraty deve receber 20 mil pessoas até domingo

Pelo menos metade do público esperado para a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano já chegou à cidade, segundo estimativa da Secretaria de Turismo e Cultura. Os organizadores calculam que, até domingo (8), Paraty receba cerca de 20 mil pessoas, o que significaria dobrar o número da população do município neste período. As informações são da Agência Brasil.
Mesmo sem atingir a meta esperada ainda, já é possível registrar um movimento intenso de visitantes pelas ruas. A coordenadora da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio, Tatiana Vieira Assunção Richard, participa pela primeira vez da Flip. Ela já conhecia Paraty, mas, mesmo assim, ficou surpresa com o movimento na cidade. "Chegamos hoje e já adoramos a mesa dos autores. Está me chamando atenção a movimentação da cidade."
É comum se deparar, pelos acessos de paralelepípedos de Paraty, com as mais diversas manifestações culturais. Os artistas não enfrentam limitações de áreas ou até de faixa etária. É o caso de Vitor Garcia Linhares, 12 anos, e da prima Isadora da Luz, 11, que apresentaram uma coreografia de capoeira no Flipinha, espaço voltado para as manifestações culturais infantis.
Vitor disse que, além de mostrar o talento, também aproveita a festa. "Quando começa [a Flip] viemos todos os dias. É muito legal vir aqui para ler livros, brincar e ver os outros se apresentando também".
Além dos artistas locais que encontram um público atento às composições musicais ou pinturas, muita gente aproveita o evento internacional para apresentar o artesanato de várias regiões. Pela primeira vez, Cremilda Brás Bonfim "Meruka"deixou a aldeia dos Pataxós, em Coroa Vermelha, na Bahia, para vender artesanato em Paraty. "Chegamos ontem, mas o fiscal embargou [os produtos], dizendo que a gente não podia vender. Apelamos no Fórum e conseguimos com a juíza a autorização. Trouxemos colar e brincos, todas as coisas indígenas e agora vamos ficar até domingo".
Durante cinco dias, Paraty vive submersa em um verdadeiro clima de cultura. Além da presença de grandes autores e debates com escritores e jornalistas, nos bares e restaurantes é comum ser surpreendido por poetas fantasiados epicamente, proclamando versos de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e outros grandes nomes da literatura nacional. Quem se beneficia desse clima, além dos visitantes, é a própria população local. Muitas escolas da cidade, por exemplo, aproveitam o evento para aproximar a literatura e cultura das crianças e jovens.
"Os alunos que vieram hoje são do terceiro ano e precisam decidir uma profissão futura. A gente tenta abrir um leque de opções para eles tentarem se encaixar porque, aos 17 anos é muito difícil descobrir o que quer ser. É uma forma de mostrar que a literatura é muito legal. É um ganho, um conhecimento a mais", afirmou a professora de matemática Maria Fernanda Ferreira da Costa, do Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil do Amaral, de Paraty.
"A Flip é um momento de reciclagem da mentalidade do professor que possibilita a transformação da educação", avaliou a professora Ana Paula Silva, professora da Escola Municipal Samuel Costa.
O secretário de Turismo e Cultura de Paraty, Amaury Barbosa, destacou que "as escolas trabalham durante todo o ano, com os organizadores da festa, falando sobre o autor homenageado. Quando chega a Flip, os alunos já sabem quem é o autor. Sou professor e essa relação com os alunos foi modificada com a Festa Literária. Hoje, eles [os alunos] vão para a biblioteca e se interessam pela literatura."

Fonte: Site do Jornal Diário do Vale

Casa da Juventude é inaugurada

Prefeito anuncia projeto habitacional e centro de eventos no Parque Mambucaba.


O prefeito Tuca Jordão esteve nessa quarta-feira, dia 4, no Parque Mambucaba, juntamente com a Coordenadoria da Juventude, para a inauguração da primeira Casa da Juventude de Angra. O local será um espaço cultural, educacional e de lazer voltado para público jovem. A Casa da Juventude irá oferecer cursos e oficinas de artesanato, deejay, dança, teatro, música etc. Será também um espaço para ensaios de bandas, fanfarras e palestras educativas.

 A Casa da Juventude irá funcionar em uma sala cedida pela Associação dos Produtores Rurais do Vale Mambucaba e inclui uma quadra desativada ao lado da sede da associação. Foi nela que a cerimônia de inauguração foi realizada.

 Tuca falou do orgulho de ter sido o primeiro subprefeito do Parque Mambucaba, função que ocupou por um ano, e de seu carinho pelo bairro e seus moradores.

 – Mesmo com tantos problemas na cidade, o Parque Mambucaba é o bairro que mais recebe recursos da prefeitura – afirmou o prefeito, citando como exemplo as 50 ruas que estão sendo pavimentadas atualmente no bairro. Tuca também ressaltou a  construção do Cefet no local. A escola técnica vai impulsionar o ensino profissionalizante na região. Ainda na área educacional, Tuca anunciou uma reforma na Escola Municipal Nova Pereque, que inclui a cobertura da quadra e a construção de uma piscina semiolímpica.

 –  A Nova Perequê será a primeira escola municipal de Angra a ter uma piscina – destacou.

 Tuca citou ainda dois importantes projetos para o bairro: um centro de eventos, que irá funcionar em uma área de 5.000 m2 desapropriada pela prefeitura, , na avenida Francisco Magalhães de Castro, ao lado do Supermarketing, a pedido do Vereador Parente, que acompanhou o Prefeito na visita ao bairro e um projeto habitacional que está sendo desenvolvido para o bairro e será implementado através do programa Minha Casa, Minha Vida.  

PARENTE E PREFEITO TUCA JORDÃO VISITAM O CEFET

Nesta quarta-feira, 04, o Vereador Parente e o Prefeito Tuca Jordão acompanharam as primeiras matrículas para a primeira turma do CEFET - Angra, no Parque Mambucaba. O início das aulas desta turma está prevista para o dia 10 de Agosto.
Parente e o Prefeito Tuca conversaram com a aluna Juliana Guimarães de Oliveira, da Escola Municipal Tereza Pinheiro, que foi a primeira aluna de Angra a fazer a matrícula no CEFET - Angra.
 A Secretária Luciene, Prefeito Tuca, Vereador Parente, Profº Haroldo e a aluna Juliana

Parente e Tuca, conversaram também com os alunos André Celestino, do Colégio São Bento, Tais Alexia, da Escola Municipal Tereza Pinheiro e Paulo Otávio da Conceição do CEAV. Os pais dos alunos presentes ficaram satisfeitos com a presença do Prefeito Tuca  e do Vereador Parente, que estavam acompanhados do Gerente da Unidade CEFET- Angra, Professor Haroldo Pereira Gomes, da Secretária de Educação, Luciene Rabha e diversos secretários e assessorias.

Prof.º Haroldo, Luciene, Tuca, Parente e os quatro primeiros alunos matriculados e pais


- Ao chegarmos e presenciar a primeira matrícula da nossa Escola Técnica, através da aluna Juliana, ficamos emocionados e felizes, pois é um sonho que se realiza em nossa comunidade, que tanto desejou uma escola técnica de formação de nossos jovens e recebemos uma escola de excelência no Parque Mambucaba, mas que atenderá toda Angra, já que 50% das vagas serão obrigatoriamente, ocupadas por jovens angrenses.- disse o Vereador Parente.
Por isto só temos a agradecer ao Prefeito Tuca Jordão, que cumpriu este compromisso assumido conosco em 2008 e também ao Governo Federal, através da pessoa do Professor Miguel Badenes, Diretor Geral do CEFET-RJ.
Parente e Tuca visitaram a obra de reforma predial do CEFET-Angra.O Professor Haroldo e a Secretária Luciene, confirmaram a inauguração oficial do CEFET-Angra para o final do mês de Novembro, com a provável presença do Presidente Lula.

 
Fonte: Blog do Vereador Parente

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Polícia apreende palmito jussara no Parque Mambucaba

Nove peças de palmito Jussara foram encontradas na tarde de ontem no Parque Mambucaba.De acordo com a policia, as peças estavam escondidas em mato próximo ao Portão da fazenda Guriri.Ninguém estava no local .Os palmitos foram levados para delegacia de Angra dos Reis.

Fonte: Site do Jornal Diário do Vale

Angra vai lançar o Portal da Transparência

Página na internet mostrará informações sobre arrecadação de impostos e gastos públicos



A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Controladoria-Geral, vai lançar em breve o Portal da Transparência. Será uma página na internet onde serão disponibilizadas informações sobre os gastos de todos os setores do governo municipal. “Autarquias, fundações, despesas com funcionários, repasses federais, enfim, todos os dados sobre gastos e a arrecadação estarão no portal”, diz o controlador-geral de Angra, Luís Gustavo Nunes.

A implementação do Portal vem cumprir a Lei Complementar Federal 131/2009, que estabelece esse tipo de publicidade sobre a gestão dos recursos públicos em cidades que possuam mais de cem mil habitantes. Os interessados em acessar os dados poderão fazê-lo através de um link na própria página da prefeitura na internet.

Com o Portal, segundo o controlador-geral, haverá mais transparência das ações da administração municipal com os recursos públicos. “O Portal será mais um fator de aumento do exercício da cidadania e que irá possibilitar aos órgãos fiscalizadores também acessarem dados importantes sobre a prefeitura”, diz Luís Gustavo.

Matrículas do Cefet nos dias 4 e 5

Os aprovados no processo seletivo já poderão fazer a matrícula para o curso de Eletromecânica




A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, informa que as matrículas para o curso técnico de Eletromecânica do Cefet Angra poderão ser feitas nos dias 4 e 5 de agosto, das 11h às 16h, na própria unidade, que fica na Rua do Areal, 552, Parque Mambucaba, no antigo Colégio Abeu.

Os candidatos deverão comparecer munidos dos seguintes documentos: original e cópia da declaração de conclusão do 9º ano / Ensino Fundamental; original e cópia da certidão de nascimento; original e cópia do CPF; duas fotos 3x4, recentes e iguais, sendo que nas fotos os candidatos não poderão estar usando uniformes escolares.

A matrícula deverá ser realizada pelos candidatos aprovados no processo seletivo, cujo resultado foi publicado no BO nº 261, de 28 de maio de 2010, sendo dividida, nesta fase de implantação da unidade, entre as redes municipal, estadual e privada –  os 15 primeiros classificados da rede municipal de ensino, os 15 da rede estadual e os 10 da rede privada. Vale ressaltar que o aluno que não efetivar sua matrícula será considerado desistente, e o candidato menor de idade deverá ser acompanhado pelo responsável.

Os demais classificados deverão aguardar reclassificação no dia 6 de agosto, que somente ocorrerá se houver desistência de vagas. A matrícula da reclassificação deverá ser efetuada no próximo dia 9.

domingo, 1 de agosto de 2010

Construção da Casa de Custódia não avança

Sessenta dias. Esse era o prazo que o vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), havia dado para que as obras de construção da Delegacia Legal, Delegacia da Mulher e Casa de Custódia fossem iniciadas na Costa Verde. A data venceu no último dia 20 de julho mas, ao contrário das previsões, nada foi feito. Questionado sobre a situação, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Angra dos Reis, vereador Leandro Silva (PR), disse que os parlamentares estão preocupados com o atraso.

- Desde que a Casa Legislativa entrou em recesso nenhuma negociação foi feita. Estamos preocupados com o atraso, e já estudamos entrar em contato com o prefeito de Angra e Rio Claro na volta do recesso, no dia três de agosto. Queremos saber o que houve - disse ele.Leandro Silva contou que a reunião com os prefeitos deverá bater o martelo sobre a área onde será erguida a Casa de Custódia, já que a intenção era ser na divisa dos dois municípios.
- Essa intenção não foi levada para frente. Queremos saber o motivo e pressionar uma decisão - disse ele.

O vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão foi novamente procurado pela reportagem. No entanto, disse que não estava acompanhando de perto o assunto, pois estaria em campanha eleitoral. No entanto, ele prometeu que buscaria respostas e retornaria o contato, fato que não ocorreu até o fechamento desta edição.
Impasse sobre a área
Ao procurar a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Obras, a reportagem foi informada de que os empreendimentos são intermediados pela coordenadoria do Programa Delegacia Legal. O assessor de imprensa do Programa informou que o projeto ainda não tinha saído do papel por conta do impasse na escolha da área para a construção da Casa de Custódia. Ele disse que o governo do estado depende somente da apresentação oficial da área pelos prefeitos da Costa Verde para pôr os trâmites oficiais em andamento.
Questionada sobre um possível prazo para a liberação da construção, a assessoria alegou que não teria como prever, visto que nos próximos três meses, por conta das eleições, a definição da área seria impossibilitada.No entanto, segundo a assessoria, a reforma do prédio - onde já funciona a 166ª DP - que deverá abrigar a Delegacia Legal e a Delegacia da Mulher, não teria nenhum impasse para já estar ocorrendo. Pelas informações que constam no site do Programa, a Delegacia Legal de Angra estaria em fase de projeto.
Tuca diz que área já está definida e local seria em Rio Claro; Raul Machado nega acordo
O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão (PMDB), ao contrário do que informou a assessoria do Programa Delegacia Legal, disse que a área já estaria definida e que o espaço é dentro dos limites de Rio Claro. O prefeito informou inclusive que esse acordo foi feito entre ele, o prefeito de Rio Claro, Raul Machado, e o próprio vice-governador, Luiz Fernando Pezão. No entanto, o prefeito não deu detalhes da localização do terreno.

Sobre o atraso na obra, Tuca disse ainda que não responderia às demais perguntas "porque estas seriam incumbências do prefeito da cidade que abrigará a Casa de Custódia, e não minhas". Por fim, a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Rio Claro, na tentativa de ouvir o prefeito Raul Machado (PR). O prefeito informou, também pela assessoria, que a prefeitura não tinha, até então, conhecimento sobre o assunto.