quarta-feira, 1 de junho de 2011

Campanha para coleta de óleo de cozinha chega às vilas residenciais

As vilas residenciais da Eletrobras Eletronuclear já estão participando da campanha "Não jogue seu óleo pelo ralo", que visa à coleta e reciclagem do óleo de cozinha usado na região de Angra dos Reis e Paraty. Quatorze postos de coleta foram instalados em Praia Brava, Mambucaba, Vila Operária e Consag.
O óleo é coletado pela cooperativa Disque Óleo, que reverterá parte da arrecadação obtida com a venda do produto para a compra de material escolar para as escolas das vilas. A coleta de Praia Brava beneficiará a Escola Estadual Roberto Montenegro, enquanto que a das demais vilas, a EE Almirante Álvaro Alberto.
A iniciativa já existe faz três anos e conta com a adesão de restaurantes e escolas da região, locais onde foram instalados pontos de coleta. Ela foi iniciada pelo jornal Folha do Litoral, de Paraty, em parceria com a Disque Óleo, o site Paraty.com e a Rede Dlis-Agenda 21, e conta com apoio da Eletronuclear.
A campanha será um dos focos de ação da 9ª Semana Eletrobras Eletronuclear do Meio Ambiente (Sema 2011), que acontece até domingo (5), no Rio e em Angra dos Reis. No sábado (4), às 10h, haverá uma gincana ecológica na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra, que contará com a participação de escolas da região. Na ocasião, os participantes vão distribuir folders da campanha aos moradores e um funil para auxiliar na coleta do óleo. Uma exposição sobre o projeto também estará aberta à visitação pública no local.
Produto contamina água e lençol freático
Desde o início da campanha, já foram coletados quase 400 mil litros de óleo de cozinha. Apesar de ser uma quantidade significativa, o montante representa apenas 5% do total jogado nos lixões e ralos das pias da Costa Verde, que acaba sendo despejado na Baía da Ilha Grande. Isso porque as estações de tratamento de esgoto não estão preparadas para receber a enorme quantidade de óleo de cozinha descartada pela população.
Para piorar, um litro do produto contamina cerca de um milhão de litros de água. Mesmo o descarte do material em lixões oferece riscos de contaminação da água, na medida em que pode contaminar o lençol freático. Mas, se a coleta for feita de forma adequada, o destino do óleo de cozinha é outro. Depois de recolhido, é transformado em matéria-prima para a produção de sabão, detergentes, biodiesel, graxas e até ração animal. Para que isso aconteça, o óleo precisa ser guardado em uma garrafa PET e entregue em um dos postos de coleta.
Os postos de coleta podem ser encontrados nos seguintes locais:
Praia Brava 
- Supermercado Supermarket
- Clube Náutico de Praia Brava
- Clube Recreativo de Praia Brava
- Associação Amigos
Mambucaba
- Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto
- Restaurante Palestrão
- Sorveteria Yopa
- Padaria

Fonte: Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário