terça-feira, 30 de agosto de 2011

Eletronuclear assina contrato de venda de energia de Angra III


A Eletrobras Eletronuclear e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) assinaram, no dia 26 de agosto, o Contrato de Energia de Reserva (CER) para a contratação de 1.184 megawatts (MW) médios provenientes da usina nuclear Angra 3.
O prazo de suprimento contratual será de 35 anos - com início em 1º de janeiro de 2016 - e o ponto de entrega será no submercado Sudeste/Centro-Oeste, onde está localizado o empreendimento.
O preço de venda da energia contratada, na modalidade por quantidade de energia, será de R$ 148,65/MWh (base setembro de 2009), conforme fixado anteriormente pela portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) nº. 980, de 21 de dezembro de 2010.
Numa simulação com ajuste do preço de venda até julho de 2011, o contrato renderia, por ano, R$ 1,7 bilhão à Eletronuclear – o que significaria quase 90% do atual faturamento anual de Angra 1 e 2.
A assinatura do contrato era condicionante para futuras liberações relativas ao financiamento do empreendimento, por parte do BNDES, já que serve de garantia para o empréstimo.

Fonte: Eletronuclear

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FLIP 2012 HOMENAGEARÁ CARLOS DRUMONND DE ANDRADE


A FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty terá novo curador em 2012. O jornalista Miguel Conde é formado pela UFRJ, é mestre em Letras pela PUC do Rio de Janeiro e trabalhou como repórter e editor assistente do caderno Prosa & Verso , no Jornal O Globo, por oito anos. No próximo ano, o evento terá como homenageado o poeta Carlos Drummond de Andrade.
Drumonnd trabalhava no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, quando Paraty foi tombada como patrimônio histórico. Drumonnd estaria completando 110 anos em 2012.

“No  meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
tinha uma pedra 
no meio do caminho tinha uma pedra. 

Nunca me esquecerei desse acontecimento 
na vida de minhas retinas tão fatigadas. 
Nunca me esquecerei que no meio do caminho 
tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
no meio do caminho tinha uma pedra.”

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Seminário termina com ‘Carta de Mambucaba’

As reuniões do Seminário do Patrimônio Cultural realizado no último final de semana em Angra dos Reis já apontam melhorias para o setor. Moradores da Vila Histórica de Mambucaba e bairros próximos, junto com estudantes e alunos de universidades, técnicos e autoridades, se uniram no último fim de semana, e realizaram discussões sobre o Patrimônio Cultural, realizado pela prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar).
Para concretizar tudo o que foi discutido no seminário, os participantes discutiram e elaboraram, em conjunto, a Carta de Mambucaba, que propõe a criação da Comissão de Gestão Local da Vila Histórica de Mambucaba, composta por integrantes da comunidade, prefeitura, Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que se reunirá quinzenalmente. O objetivo da comissão é criar um canal de participação efetiva nas decisões técnicas e políticas quanto ao destino da vila.

- Nossa vila, que para nós será sempre a cidade de Mambucaba, aquela que nossos antepassados não deixaram morrer em nossas mentes, precisa de cuidados urgentes. Ela já está indo para o hospital. Não podemos deixá-la morrer. Por isso, esse nosso encontro nos deixa esperançosos. Fico feliz em saber que não somos apenas nós, moradores, que amamos a vila. Que todos estão preocupados com ela. Então, acredito que trabalhar juntos é a melhor solução - disse o morador da Vila Histórica, Sebastião Codongo.
A comissão mista irá trabalhar para cuidar e manter vivo o belo conjunto cultural e natural, material e imaterial, como igreja e casarões coloniais, o jongo, artesanato e histórias; e o natural, como a praia, rio e mata, que ainda se encontra na localidade, necessitando de cuidados urgentes. A comissão será oficializada pela Cultuar. Durante as discussões, ricas em depoimentos e apresentações de projetos, a igreja Nossa Senhora do Rosário foi por unanimidade apontada como prioridade para a qual deverão ser canalizados os diferentes interesses, esforços e recursos, por ser considerada por todos como o emblema, o cartão-postal da localidade, além de ser um importante referencial religioso.
Outros projetos apresentados durante o seminário também serão temas de discussão para aprovação da comissão e moradores, como o da revitalização da praça principal, orla e o das ruínas do casarão.
A Cultuar vai providenciar a oficialização da comissão, que ainda está aberta a novos integrantes. A primeira reunião já está marcada para o dia 1º de setembro, a partir das 17h, na tenda ao lado da igreja da igreja católica da comunidade.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

FIM SEMANA COM OPÇÕES DE LAZER

Este fim de semana os moradores de Mambucaba estão com opções variadas de atividades. 
Além do Seminário do Patrimônio Cultural e do Projeto Noites Angrenses, na Vila Histórica de Mambucaba, temos o Encontro de Fanfarras no domingo, 21, no Cais de Santa Luzia, das 10h às 22h. Um belo espetáculo para os amantes das fanfarras. Acontece ainda  o Angra Moto Fest e o 29º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. Abaixo o link para as programações dos eventos:


Seminário do Patrimônio Cultural, na Vila Histórica de Mambucaba
Projeto Noites Angrenses, na Vila Histórica de Mambucaba
Encontro de Fanfarras no Cais de Santa Luzia
Angra Moto Fest - Praia do Anil
29º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty



AULAS SERÃO SUSPENSAS POR 3 DIAS NA REDE MUNICIPAL

Período é para a instalação das novas empresas prestadoras de serviço                                                                                                     Em virtude do encerramento do contrato da empresa responsável pelo fornecimento da merenda escolar, bem como da empresa prestadora dos serviços de zeladoria e, diante da necessidade de um período mínimo de instalação das novas empresas, a secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia informa que as aulas na rede municipal serão suspensas nos dias 22, 23 e 24 de agosto, segunda, terça e quarta-feira da próxima semana. A secretaria informa ainda que as escolas funcionarão somente com a presença das equipes diretiva e administrativa. As creches municipais e conveniadas terão o seu funcionamento normal durante os 3 dias. A secretaria ressalta também que haverá a reposição desses dias letivos, após análise e discussão com cada unidade escolar, sem perda de conteúdo no currículo.


Fonte: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Exercício do plano de emergência começa dia 31


Na última quarta-feira, 17, representantes dos principais órgãos envolvidos no Plano de Emergência Externo da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) – onde estão localizadas as usinas nucleares Angra 1 e Angra 2, controladas pela Eletronuclear em Angra dos Reis (RJ) se reuniram para uma coletiva na sede do 10º GBM – Corpo de Bombeiros, Balneário, Angra dos Reis. Na pauta: como  será o simulado e as novidades do Exercício Geral do Plano de Emergência, que será realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. Estiveram presentes o secretário Especial da Defesa Civil e Trânsito, José Carlos Lucas Costa e os representantes da Secretaria Estadual de Defesa Civil, Cel. Renato Pontes e o Cel. Oto Luz. Pela Eletronuclear e Cnen, Paulo Werneck e Alexandre Gromann, respectivamente.

            O exercício tem como cenário a simulação de um acidente em Angra 2, permitirá avaliar a eficácia do plano, identificar possíveis pontos vulneráveis e aperfeiçoar os procedimentos. Mesmo baseado em uma situação fictícia, o exercício é uma mega operação que envolve entidades civis e militares e a população da região.

            O quadro simulado inclui o risco de liberação de radiação para o meio ambiente e a decretação de situação de emergência. Parte dos residentes em um raio de cinco quilômetros em torno das usinas, incluindo habitantes das ilhas, será removida e abrigada em escolas estaduais, municipais e no Colégio Naval de Angra dos Reis. Eles foram convidados e participarão voluntariamente do exercício.

Exército, Marinha e Aeronáutica mobilizarão aeronaves, embarcações e veículos terrestres. Integrantes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária organizarão o deslocamento de automóveis e pedestres. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e unidades hospitalares auxiliarão no atendimento à população. Profissionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) – unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – ficarão de prontidão para medir a radioatividade na região e monitorar pessoas que possam ter recebido doses de radiação.

            O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República é o responsável pela coordenação do exercício, já que é o órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). A organização detalhada das ações dos dias 31 de agosto e 1º de setembro foi realizada pelo Comitê de Planejamento de Resposta a Situações de Emergência Nuclear no Município de Angra dos Reis (Copren/AR). O comitê reúne representantes do GSI, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Eletronuclear, Cnen, Defesa Civil (nacional, estadual e municipais de Angra dos Reis e Paraty), Corpo de Bombeiros e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011


Noites Angrenses na Vila Histórica de Mambucaba


"Para que o público da Vila Histórica de Mambucaba possa matar saudades do recente sucesso da feira cultural Mambuarte", a Prefeitura de Angra, através da Fundação Cultural (Cultuar), apresenta, neste final de semana, o projeto Noites Angrenses, que já tem público cativo na Praça do Porto (Centro). Evento traz shows musicais, teatro e espetáculos culturais diversos.
O grupo Ciranda Elétrica, de Paraty, será a atração especial na noite de sexta-feira (19), a partir das 22h, no palco armado na rua principal, ao lado da igreja e da praça da Vila. As atrações contam com espetáculos teatrais com a Cia. da Lua, Quintal do Circo e com o palhaço Picolé, além de shows musicais com Thales Pançardes e Banda, apresentando diversos estilos musicais e a banda Último Reduto, esbanjando no jazz e blues.
Ainda no domingo, a partir das 20h, os moradores e turistas poderão contar com outra grande atração musical que a Cultuar apresenta no encerramento do Seminário de Patrimônio Cultural, também ao lado da igreja: o Coro Vocal Yellow Cake, da Eletronuclear.

Fonte: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis
Programação:
Dia 19- sexta-feira14h- Brincadeiras com palhaço Picolé- Glauter Barros
16hs- Espetáculo teatral infantil com o Grupo Quintal do Circo
20h- Show com a Banda Último Reduto
Dia 20- sábado
19h- Cia. da Lua - espetáculo "Viagem à Baía dos Reis"
20h- Show com Thales Pançardes e Banda
22h- Show com Ciranda Elétrica de Paraty


Rádio clandestinas são fechadas pela Polícia Federal no Parque Mambucaba


Policiais federais lotados na delegacia de Angra dos Reis, na companhia de agentes de fiscalização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fecharam quatro rádios piratas, na manhã de ontem (16), em Angra dos Reis.
Os policiais foram até o Parque Mambucaba (Perequê) e Promorar com mandados de busca e apreensão, onde encontraram as rádios em funcionamento. Ao todo foram expedidos seis mandados de busca e apreensão, a partir de representação da Polícia Federal em denúncias de existência de rádios clandestinas. Os equipamentos de quatro rádios não autorizadas foram apreendidos.
Os proprietários de três das rádios foram localizados e conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis. O responsável pela quarta rádio já foi identificado e segundo informações da polícia, deverá ser localizado em breve.
Os autores do fato foram autuados no art. 70 da Lei 4117/62 (Código Brasileiro de Telecomunicações), que prevê pena de até dois anos de detenção. Além disso, foram apreendidos os equipamentos utilizados como instrumento do crime e os infratores responderão a processo administrativo perante a Anatel.

Fonte: Diário do Vale


terça-feira, 16 de agosto de 2011

SEMINÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NA VILA HISTÓRICA DE MAMBUCABA

Será realizado no próximo fim de semana, na Vila Histórica de Mambucaba, entre os dias 19 e 21 de Agosto, o 1º Seminário de Patrimônio com o tema ''Preservação e Sustentabilidade”. O evento, que faz parte da 1º Semana Fluminense do Patrimônio, tem como objetivo mostrar que é possível conciliar o desenvolvimento econômico e a preservação do patrimônio histórico.
Durante o evento acontecerão palestras, mesas redondas e atividades culturais voltadas para a sensibilização da comunidade da Vila Histórica de Mambucaba.

Confira a programação

19 de agosto - sexta-feira

9h00 - Mesa de Abertura "Políticas para a Preservação"
10h30 - Palestra "Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural”
11h30 - Abertura das Exposições Redescoberta do Patrimõnio da Vila Histórica de Mambucaba
13h30 - Mesa "Revitalização, turismo e patrimônio" "Projetos de revitalização em centros históricos"
15h30 - Mesa "Arquitetura e Restauração: as múltiplas visões"
17h00 - Contadores de Histórias e Estórias . Espaço das Memórias
19h00 - Exibição de documentários
20h00 - Apresentação Musical

20 de agosto – sábado

9h00 - Palestra "Educação patrimonial e sociedade"
10h00 -Sensibilização da comunidade da Vila Histórica de Mambucaba
13h30 - Apresentação de projetos: "Orla e Urbanização da Vila Histórica de Mambucaba"
17h00 - Contadores de Histórias e Estórias – Espaço das Memórias
19h00 - Exibição de documentários
20h00 - Apresentação Musical

21 de agosto – domingo

9h00 - Sensibilização da comunidade da Vila Histórica de Mambucaba com Ana Carmen Jara Casco
13h00 - Plenária Final "Gestão do Patrimônio Cultural na Vila Histórica de Mambucaba".
18h00 - Resultado final do Seminário Apresentação da "Carta de Mambucaba"
19h00 - Apresentação Musical

Fonte: Cultuar

sábado, 13 de agosto de 2011

ELETRONUCLEAR DÁ INÍCIO À CONTRATAÇÃO DE MONTAGEM ELETROMECÂNICA DE ANGRA III


O Diário Oficial de hoje, dia 12 de agosto de 2011, publicou o Aviso de Edital de Licitação de Concorrência Pública da Eletrobras Eletronuclear que dará início à contratação dos serviços de montagem eletromecânica da usina nuclear Angra 3 - terceira unidade da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), localizada em Angra dos Reis/ RJ.

O escopo global da montagem eletromecânica está dividido em dois contratos (pacotes de serviços): um pacote associado ao primário e outro, ao secundário. Neles constam as atividades a serem desenvolvidas nas edificações e estruturas, respectivamente, do sistema de geração de vapor por fonte nuclear e nos sistemas convencionais da usina. 

A expectativa da Eletronuclear é que o processo de contratação, desde a fase de pré-qualificação até as formalizações dos contratos, desenvolva-se em aproximadamente oito meses e estima-se que as empresas vencedoras dos pleitos estejam mobilizadas no canteiro de obras até maio de 2012. 

A maior parte das atividades deverá ser executada em 30 meses. Porém, o contrato prevê um período total de 58 meses, tendo em vista que as mesmas se estenderão para suprir serviços nas fases de comissionamento e testes de potência da usina, bem como suportar a fase de operação inicial da planta.

ATLETA DE MAMBUCABA É DESTAQUE NO BRASILEIRO DE JUDÔ


A atleta angrense Suellen do Santos Silva, da categoria ligeiro do Judô Clube Messias, de Mambucaba, foi o destaque da Equipe do Rio de Janeiro, no Campeonato Brasileiro de Judô da Classe Sub-15, realizado nos dias 06 e 07 de Agosto, na cidade de Aracaju, Sergipe.
Foram 26 estados com a participação de 261 atletas e as competições foram realizadas no ginásio Constâncio Vieira, a equipe carioca conquistou uma medalha de prata e sete medalhas de bronze. 
A Comissão Técnica considerou como destaque da Equipe Sub 15 a atleta Suellen dos Santos Silva, categoria ligeiro, do Judô Clube Messias, de MambucabaAngra dos Reis, que derrotou todas as suas adversárias por Ippon e conquistou a medalha de bronze.
Quando foi derrotada na fase preliminar pela atleta de Santa Catarina, Gabrieli Muller, Suellen estava vencendo a luta por um yuko e na tentativa de aplicar um golpe segurando na cintura, sua mão escorregou e foi nas pernas da adversária e na interpretação da arbitragem cometeu um ato proibido e foi desclassificada por hansoku-make.
Vereador Parente já protocolou um moção de aplausos para homenagear a atleta pelo seu desempenho na competição nacional.

Fonte: Judocarioca

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CEMITÉRIOS MUNICIPAIS TÊM 1491 VAGAS

A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, tem a ingerência sobre os oito cemitérios municipais que, atualmente, disponibilizam 1.491 vagas. Os cemitérios, que dispõe de gavetas e solo, são localizados em bairros distintos para melhor  atender à população: Belém (282  vagas), Serra D'Água (168 vagas), Bracuí (694 vagas), Vila Histórica (31 vagas), Jacuecanga (46 vagas), Vila do Abraão (44 vagas), Provetá (94 vagas) e Freguesia de Santana (132 vagas).
Existem outros dois cemitérios no Centro da cidade, Carmo e Santo Antônio, mas são de propriedade da Igreja Católica, e a prefeitura não tem ingerência sobre eles.
A prefeitura também disponibiliza um programa para as famílias carentes, dentro dos critérios já estabelecidos, chamado Auxílio-morte, que compõe a doação de urna, flores, véu, preparação do cadáver e remoção para o cemitério. Para solicitar o auxílio, a família deve entrar em contato com os telefones (24) 3377-4156 ou 9903-0298.

Incêndio é registrado na sede do 33º BPM em Angra


Um incêndio foi registrado no fim da tarde de ontem (9), no alojamento feminino do 33º Batalhão (Costa Verde), na Rua Francisco Bezerra, no Parque Mambucaba (Perequê), em Angra dos Reis.
Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada para combater as chamas que danificaram duas camas beliche, dois carregadores de arma, dois carregadores municiados de pistola, fardamento completo de duas soldados e de uma cabo, um ferro elétrico, quatro colchões, duas bolsas, além de uma chapa para alisamento de cabelo. Ninguém se feriu com o incêndio.
Peritos do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) foram acionados, para analisarem as causas do incêndio. O caso foi registrado na 166ª Delegacia de Polícia, e o laudo pericial deverá ficar pronto em 30 dias.


Fonte: Diário do Vale

Campeonato Angrense de Surfe será em setembro


A secretaria de Esporte e Lazer de Angra dos Reis confirmou a nova data para a realização do Campeonato Angrense de Surfe - adiado há uma semana. A competição foi remarcada para os dias 24 e 25 de setembro, a partir das 8h, na Praia Brava. A expectativa de participação no evento é de aproximadamente 60 surfistas na faixa etária de 5 a 60 anos, incluindo os alunos da escolinha do PEC (Projeto de Esportes para Crianças).
Segundo o instrutor das escolinhas de surfe em Praia Brava, Nelte Pozes, a competição de setembro é muito importante não só para estimular a prática do surfe em Angra, mas também para incentivar os alunos, que sempre aguardam com muito entusiasmo a realização de campeonatos para testarem suas habilidades nas ondas.
- Nenhum aluno quer somente ficar treinando o tempo todo. Eles sempre cobram da gente a promoção de torneios e campeonatos para comprovarem em competições o que aprenderam na escolinha. Com o adiamento, eles ficaram ainda mais ansiosos e terão que aguardar um pouco mais de um mês para entrarem no mar e mostrarem que são bons de onda - disse o instrutor.
O campeonato também terá a disputa nas categorias bodyboard e longboard, com a previsão de que cada bateria tenha a participação de quatro surfistas, com o tempo de 20 minutos, em 10 ondas. A competição será disputada no masculino e feminino, com o sábado (24) reservado para a etapa classificatória e o domingo (25) para a repescagem e as finais. Haverá sorteio de brindes e a entrega de troféus aos vencedores.

Fonte: Diário do Vale

Show de Geraldo Azevedo superlotou Vila Histórica


Um fim de semana coroado de música de extrema qualidade com artistas de Angra e um contagiante show do cantor pernambucano Geraldo Azevedo foi uma das contribuições da prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar), para movimentar o fim de semana na cidade e coroar de êxito a Mambuarte- feira cultural que movimenta anualmente a Vila Histórica de Mambucaba e que neste ano deu um grande salto de qualidade.


Além de música de extrema qualidade, a Mambuarte ofereceu uma grande feira com exposição e vendas de artesanato e artes plásticas, de artistas da comunidade, dando um colorido especial ao evento. Barracas de alimentação também contribuíram para o sucesso da feira cultural, que começou na sexta-feira, 5, e só terminou no domingo, com noites enluaradas à beir- mar, em um dos locais mais lindos de Angra.

A Mambuarte neste ano superou todas as edições anteriores. Começou com dois ótimos shows, da Banda Guerra e do Inspirasamba. O cantor Clevinho , do Inspirasamba, no palco, fez questão de agradecer à prefeitura, através do presidente da Cultuar Paulo Mattos, pelo empenho em abrilhantar a festa de Mambucaba. “Isto só está sendo possível porque quem está à frente da Cultuar é uma pessoa do meio cultural e comprometida com todos nós, artistas da cidade”, disse ele .

No sábado, ápice da Mambuarte, Geraldo Azevedo, empolgado com o público e o alto astral da vila, repetiu a dose agradecendo á Cultuar “pela oportunidade de estar cantando na Vila Histórica, pela primeira vez, acompanhado pelo barulho do mar. Este lugar é muito bonito, quero voltar mais vezes”.

O público ficou maravilhado, porque não é sempre que a cidade pode assistir a um show deste porte gratuitamente. A praia estava superlotada, totalmente tomada pelo público , que compareceu especialmente para cantar e dançar com o cantor pernambucano. O repertório da noite contou com grandes sucessos que continuam sempre novos nas mentes e corações dos fãs; ,bastava o cantor dedilhar os primeiros acordes das canções para o coro se formar. Geraldo Azevedo também apresentou músicas do novo CD e DVD “Salve São Francisco”, em homenagem ao rio que segundo ele, marcou toda a sua toda a infância, em Petrolina.

Marcos Antônio de Faria Rezende, de Volta Redonda, rodeado de uma turma de amigos, ficou junto ao palco cantando junto com Geraldo Azevedo. No final, muito emocionado, comentou que tem casa na vila mas nunca imaginaria que a prefeitura fosse capaz de trazer Geraldo Azevedo para a Mambuarte. “Foi um presentão. Sou de Pernambuco como ele, e desde criança o acompanho. Sou fã número um!Parabéns à Cultuar pelo feito.Tomara que no próximo ano repitam a façanha”,disse ele.

Ainda no sábado, antes do cantor, a plateia também contou com um excelente show de Pool Baccaro acompanhado por Fabiano Shumarani ( baixo) e Gil (bateria) , apresentando músicas do Beatles, sendo muito aplaudidos. A noite de sábado terminou com o forró bem na medida apresentado pelo grupo angrense Unixote até quase o amanhecer.

No domingo, a Mambuarte também esquentou e repetiu a dose de público com excelentes shows comandados pelo músico Cláudio Boccah e banda composta por Cecel (guitarra), Fabiano (baixo) e Gil (batera); sertanejo com Júnior e Diego; voz e violão com Thales Pançardes, que também é da banda Unixote; e pela banda de pagode Olhar Fatal. .

Mas não é só de música que a Mambuarte é feita. O grupo de jongo da comunidade, Bendito Cruz, que todo ano se apresenta, com bastante graça e molejo, mostrou para o público e o atraiu para a roda da dança secular herdada dos africanos.

A comissão organizadora da grande festa, composta por moradores do local, foi quem coordenou todo o evento.

Fonte: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

domingo, 7 de agosto de 2011

Mambuarte 2011 é sucesso

Foi realizada neste fim semana a edição 2011 da Mambuarte, feira cultural da Vila Histórica de Mambucaba, um evento tradicional da localidade, agora incluída oficialmente no calendário de eventos da prefeitura. O evento teve o apoio da da Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e da Eletronuclear e apresentou exposições e diversos shows de música e de dança, em grandes tendas montadas ao lado da praia.
A principal atração da festa, foi o cantor Geraldo Azevedo, que se apresentou na noite de sábado, 6, após os show dos músicos da terra. Outro destaque nos shows foi a apresentação da Banda Guerra, na sexta-feira. A feira foi estendida até domingo, sempre com a presença de grande público.
 A Mambuarte é coordenada pela Associação de Moradores da Vila Histórica de Mambucaba e foi criada para fortalecer as manifestações culturais presentes na localidade e bairros próximos. 

sábado, 6 de agosto de 2011

PMs prendem suspeito de assaltos no Parque Mambucaba

Um homem foi preso em flagrante na noite de ontem (5), suspeito de assaltar uma farmácia e uma pousada no Parque Mambucaba. Matuzalém Oliveira de Santana, 27 anos, foi detido num matagal na Rua Getúlio Vargas.
Policiais militares do 33º BPM foram acionados depois que o suspeito assaltou uma farmácia e roubou cerca de R$ 200 em dinheiro. Os PMs fizeram buscas pelo local, porém Matusalém havia trocado a camisa e realizado um novo assalto numa pousada, onde roubou uma espingarda de chumbinho.
Os policiais continuaram em busca e avistaram o suspeito no matagal. Matuzalém foi cercado, mas disparou um tiro contra os PMs. Eles revidaram o tiro e acertaram a perna do suspeito. Com Matuzalém os policiais apreenderam um revólver calibre 32 com cinco munições intactas e uma deflagrada. O suspeito foi levado para o Hospital de Praia Brava, onde foi atendido e liberado.
Matuzalém ficou preso na 165ª DP, em Mangaratiba, onde foi registrado o flagrante. A operação foi comandada pelo sargento Thimóteo, do subsetor Alfa, com o cabo Gil; e apoio da Patamo III, composta pelo cabo Macário e o soldado Janaílson; do setor Alfa, com o cabo Veiga e soldado Magalhães, além do Serviço Reservado (P2), comandada pelo subtenente Augsuto.
Segundo a polícia, Matuzalém é suspeito de ter roubado uma farmácia ma Japuíba, há cerca de 20 dias. Ele também teria alugado um revólver para os três homens que assaltaram um restaurante no Shopping Piratas no último domingo, dia 31. Os dois homens que foram presos, suspeitos de participação no roubo, alegaram na 166ª DP (Angra dos Reis), que haviam alugado o revólver de Matuzalém.


Fonte: Diário do Vale

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

POLO COMERCIAL EM MAMBUCABA


Uma parceria entre a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Atividades Econômicas e o Sebrae, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis (Acear) e Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis está levando o projeto "Comércio mais Forte", para a Japuíba e o Parque Mambucaba.
O projeto visa fortalecer o comércio através da profissionalização da gestão empresarial e modernização das empresas. Em uma de suas fases, é feita uma pesquisa de mercado para traçar um diagnóstico do polo comercial. Um dos principais problemas apontado  foi a carência de agências bancárias e  falta de agência dos Correios.
- Quando precisa ir ao banco, o morador do Parque Mambucaba vai ao Centro. Mas ele não vai só ao banco. Ele aproveita para fazer suas compras no Centro e, dessa forma, deixa de comprar no local onde mora - explicou Jorge Irineu da Costa, secretário de Atividades Econômicas.
O projeto ‘Comércio mais Forte" é amplo e, através dele, o Sebrae atua a partir da pesquisa do mercado local e do perfil do consumidor, o que inclui os gastos médios e frequência das compras, avaliação das lojas e serviços e tipos de negócios mais importantes, até a realização de cursos de capacitação e consultorias para a melhoria da gestão.
O projeto está na fase de capacitação dos empresários e 52 deles (26 da Japuíba e 26 do Parque Mambucaba) estão participando das oficinas - quarenta custeados pela prefeitura e 12 pelo Sebrae.
- O projeto é gratuito para esses empreendedores. O custo é somente a participação de cada um - resumiu o secretário.
A Secretaria de Atividades Econômicas também está negociando com o Banco do Brasil que, de acordo com Jorge Irineu, em breve deverá transformar o posto de atendimento bancário (PAB) do Parque Mambucaba em uma agência bancária. A mudança ainda não tem data prevista, mas já é bastante aguardada para impulsionar o polo comercial local. A prefeitura estuda a possibilidade de estender o projeto "Comércio mais Forte" para o Centro de Angra e Ilha Grande.


Fonte: Diário do Vale

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ELETRONUCLEAR FARÁ CAMPANHA PUBLICITÁRIA PARA DIVULGAR PLANO DE EMERGÊNCIA



A Eletrobras Eletronuclear lançará no dia 8 de agosto, em Angra dos Reis e Paraty, uma campanha publicitária sobre o plano de emergência da central nuclear. O objetivo é informar a população local sobre o tema e divulgar a realização do exercício geral do plano, que acontecerá nos dias 31 de agosto e 1º de setembro. 

A campanha contará com várias ações simultâneas. Em primeiro lugar, uma van personalizada circulará entre os dias 8 e 30 de agosto pela região de Angra, parando em diversas localidades. Ela terá as cores da Eletronuclear e o logotipo das entidades que participam do plano de emergência: as defesas civis municipal de Angra e estadual do Rio de Janeiro, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e a Eletronuclear. Também haverá um grande ponto de interrogação pintado em suas laterais.

No veículo, haverá representantes das entidades participantes. Eles vão tirar dúvidas da população e distribuir uma cartilha feita especialmente para a campanha com as principais informações sobre o plano. Outras publicações, como folhetos e gibis, também serão distribuídas.
Juntamente com a circulação da van, peças publicitárias serão veiculadas na TV, nas rádios e nos jornais da região. Para a televisão, serão preparados sete filmes, de um minuto cada, que vão ser exibidos na TV Rio Sul, retransmissora local da Rede Globo. 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

FEAM realizará concurso

A Fundação Eletronuclear de Assistência Médica firmou, no último mês, um Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta, perante o Ministério Público do Trabalho, se comprometendo a realizar concurso público; não nomear empregados para o exercício de cargo em comissão, salvo em situações relacionadas à direção, chefia e assessoramento; e não contratar servidores na modalidade temporária.
O descumprimento, por parte da FEAM, de qualquer das cláusulas previstas acima implicará o pagamento de R$ 1.000 por infração cometida.



Fonte: Angranews

IBAMA QUER PASSAR ADMINISTRAÇÃO DAS ÁREAS RIBEIRINHAS A MUNICÍPIOS

O presidente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais), Curt Trennepohl, afirmou nesta terça-feira, 2, que quer passar a administração das áreas ribeirinhas para os municípios. Ele falou sobre o assunto durante a segunda audiência pública sobre as Áreas de Preservação Permanente (APPs) solicitada pelo deputado federal Fernando Jordão (PMDB). O assunto será discutido em uma nova reunião no Rio de Janeiro, no dia 26.
Na audiência anterior, realizada em junho, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) havia se comprometido a fazer uma análise que pudesse estabelecer uma nova demarcação para a linha média das enchentes, que delimita as APPs. No entanto, como se trata de terras da União, a análise deve ser feita por um órgão federal. 
O presidente do Ibama se colocou à disposição para idealizar a análise e sugeriu uma parceria do Ibama com as prefeituras e argumentou que o município deve ser o responsável pela administração das áreas porque o Ibama sequer tem funcionários suficientes para fazer o trabalho de fiscalização.
O procurador da prefeitura de Angra dos Reis, André Gomes, que foi ao encontro representando o prefeito Tuca Jordão (PMDB), colocou também a questão da população ribeirinha dos Rio Perequê e Mambucaba, que também pode passar à gestão municipal. 

Fonte: Diário do Vale