quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Usinas de angra batem recorde de geração

As usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 fecharam o ano de 2011 gerando, juntas, 15.644.251 megawatts-hora (MWh) – a melhor marca da história da Central Nuclear. Essa energia seria suficiente para abastecer Brasília, Belo Horizonte, Maceió, Curitiba e Angra dos Reis por aproximadamente 1 ano.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no ano passado, a energia nuclear foi a segunda maior fonte de geração de eletricidade do país, só ficando atrás das hidroelétricas, responsáveis por 91% do total de energia fornecida ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Em 2011, a produção de Angra 1 e Angra 2 representou 3,17% da matriz elétrica brasileira. Particularmente, no que diz respeito ao Rio de Janeiro, a energia nuclear gerou o equivalente a um terço do consumo total de energia elétrica do estado.

Recordes individuais

No ano passado, Angra 1 e Angra 2, individualmente, também bateram recordes de produção. Angra 1 gerou 4.654.487 MWh – valor que supera os 4.263.040 MWh gerados em 2010, maior marca anterior. O desempenho torna-se ainda mais significativo quando se leva em conta que este recorde foi atingido num ano de parada para recarga de combustível.

A expectativa é que o resultado em 2012 seja ainda melhor, na medida em que Angra 1 vai estar disponível para operar o ano inteiro. Nesse ano, o ciclo de operação da unidade será mais longo, fazendo com que não seja necessária parada para reabastecimento e manutenção programada.

Angra 2, por sua vez, teve uma produção de 10.989.764 MWh em 2011 – superando o recorde anterior, obtido em 2008, de 10.488.289 MWh. O fator de disponibilidade da usina no ano passado (ou seja, o tempo em que ela esteve disponível para gerar 100% de sua capacidade) foi de 99,09% - o maior fator anual desde o inicio de sua operação comercial, em 2001.

Fonte: Eletronuclear

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vila Histórica de Mambucaba é a 1ª colocada no Concurso Natal Luz e Arte


A àrvore de Natal, feita pelo grupo de artesões da Vila Histórica de Mambucaba, conquistou o primeiro lugar no concurso Natal Luz e Arte, promovido pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. O grupo ganhou uma viagem de um fim de semana para Gramado, no Rio Grande do Sul. Em segundo lugar ficou o Proveta, seguido de Cantagalo/Garatucaia e Monsuaba. As comunidades ganharam viagens para São Lourenço, Maringá e Penedo, respectivamente. Todas as comunidades participantes ganharam passeios pela Baía da Ilha Grande.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Rio-Santos registra 38% do número de vítimas fatais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-RJ) registrou queda de 60% nas mortes provocadas por acidentes em estradas fluminenses, no fim de semana do réveillon. No entanto, de acordo com o balanço divulgado pelo órgão nesta terça-feira (3), houve aumento de 9% no total de acidentes e de 66% no número de feridos. A PRF-RJ comparou os dias 30 dezembro, 31 dezembro de 2011, e 1º de janeiro de 2012 com os dias 31 de dezembro de 2010, 1º e 2 de janeiro de 2011, que caíram na sexta, sábado e domingo.
Aumento de acidentes e feridos
Os dados fazem parte da Operação Fim de Ano realizada pela PRF de 16 de dezembro a 2 de janeiro de 2012. A PRF explica que ao longo da operação foi constatada redução no número de mortes em 10%. Apesar da queda de mortes, houve aumento de 6% no total de acidentes e de 66% no total de feridos.
Nos 18 dias de operação, a PRF registrou 29 mortes, contra 32 no mesmo período em 2010. O trecho da BR-101 (Rio-Santos), na altura de Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, foi o mais violento. De acordo com a polícia, no local 11 pessoas morreram, o que corresponde a 38% do número de mortes registrados na operação deste fim de ano. A PRF indicou que a maioria das mortes foi provocada por colisões frontais.
Fonte: G1

Motos furtadas são recuperadas no Parque Mambucaba

Duas motos foram recuperadas na tarde deste sábado, após ações de policiais militares do 33º BPM (Costa Verde), na Avenida Francisco Bezerra, no Parque Mambucaba.
A primeira recuperação aconteceu quando uma guarnição em patrulhamento pelo local suspeitou de uma Yamaha YBR 125 cinza, placa LQJ-0811 (RJ), estacionada no local.
Os PMs então realizaram uma consulta ao banco de dados da polícia e verificaram que o veículo havia sido furtado no dia 8 de junho de 2009, na Rua Dolor Barreto, também no Perequê.
Os policiais tentaram entrar em contato com a proprietária do veículo - que não teve o nome divulgado -, mas não conseguiram localizá-la. A moto foi levada para a delegacia de Angra, onde ficou apreendida.
O segundo caso ocorreu poucos minutos depois. Um homem morador de Barra Mansa - que também não teve o nome divulgado -, procurou policiais e informou que sua moto, que havia sido furtada em Barra Mansa, estava abandonada na Avenida Francisco Bezerra. PMs foram ao local, onde encontraram a Honda Fan 125 preta, com o chassi parcialmente raspado.
A moto foi levada para a 166ª DP (Angra), onde foi apreendida para ser periciada. Se for comprovado que o veículo pertence ao homem que procurou os PMs, ele lhe será entregue.

Fonte: Diário do Vale