sexta-feira, 31 de maio de 2013

Programação de Semana do Meio Ambiente da Prefeitura e Câmara Municipal não terá eventos em Mambucaba

De acordo com a programação divulgada pela Prefeitura Municipal e também pela Câmara Municipal, nos seus sites, as atividades de comemoração da semana do meio ambiente, não prevê nenhuma atividade em Mambucaba. É uma semana inteira de atividades diversas e Mambucaba não foi incluída. Peço que os leitores deste blog acessem os links abaixo e corrijam este informação, caso ela não proceda:

Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Câmara Municipal de Angra dos Reis


Semana Eletrobras Eletronuclear do Meio Ambiente discute uso sustentável da água

Realizada entre os dias 3 e 9 de junho, a edição de 2013 da Semana Eletrobras Eletronuclear do Meio Ambiente (Sema) contará com uma programação especial na sede, no Rio, e em Angra. Em sua 11ª edição, a Sema irá aproveitar a comemoração do Ano Internacional de Cooperação pela Água para explorar o tema em palestras, exposições e outras atividades.
A intenção da Semana é incentivar os empregados e a sociedade a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais.
Na sede, as atividades da Sema 2013 irão dos dias 3 a 5 de junho. A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira (3), às 15h, no auditório. Em seguida, serão apresentadas duas palestras. Na primeira, o biólogo Humberto Gitirana, da Uerj, falará sobre o projeto Promontar, que fará a monitoração das tartarugas marinhas na área de influência da central nuclear de Angra. Já na segunda, o chefe da Divisão de Manutenção de Canteiros e Vilas da Eletronuclear, César Bassi falará sobre as iniciativas da Eletronuclear em prol do uso sustentável da água.
Na terça (4) e quarta-feira (5), às 14h30, haverá a apresentação, respectivamente, dos filmes "Food Inc. - Comida S.A." e "Flow - Pelo amor à água", também no auditório. Ainda na quarta-feira, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, serão distribuídas mudas de árvores frutíferas aos funcionários.
Escolas da região participam da Semana
Em Angra dos Reis, a Sema 2013 contará com atividades até o dia 9 de junho. De segunda a sexta-feira, haverá visitas ecológicas de alunos de escolas da região ao Projeto Pomar - que conta com apoio da Eletrobras Eletronuclear e fomenta a maricultura na Costa Verde -, à Trilha Porã, à Central de Compostagem, à Restinga e ao Bosque de Mambucaba.
Assim como na sede, também haverá a distribuição de mudas em Angra. Na quinta-feira (6), haverá o lançamento da exposição "Vieiras da Ilha Grande", no Espaço Cultural Eletrobras Eletronuclear em Angra, às 18h. As vieiras são moluscos, cuja criação é fomentada pelo Projeto Pomar. A iniciativa, empreendida pelo Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande (Ied-Big), ajuda a preservar a espécie e proporciona uma atividade econômica sustentável para os pescadores da região.
No fim de semana, a programação da Sema 2013 vai agitar a Costa Verde. No sábado, às 9h, haverá a partida de futebol Amigos do Meio Ambiente na Vila Residencial de Mambucaba. Logo depois, às 10h, será realizada, no mesmo local, uma gincana ecológica com os alunos das escolas da região. Também será dada a largada do XII Canoando o Rio Mambucaba, onde os participantes descem o rio e recolhem o lixo superficial encontrado nas margens.
Atividades esportivas são destaque
No domingo, último dia da Semana, haverá mais atividades esportivas em Mambucaba, como o passeio ciclístico, às 9h, e a primeira etapa da Copa Brasil Eletrobras Eletronuclear de Canoagem Oceânica 2013, às 10h. A Sema 2013 chega ao fim às 15h, com uma cerimônia de encerramento.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Frade, Parque Mambucaba e Jacuecanga contarão com ambulâncias de atendimento móvel

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quarta-feira, 20, ao processo de descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mudança, que beneficiará primeiro o Frade e depois será estendida ao Parque Mambucaba e a Jacuecanga, é um compromisso assumido pela prefeita Conceição Rabha durante a campanha eleitoral de 2012. A medida tornará ainda mais ágil o atendimento às emergências cobertas pelo serviço do Samu nessas regiões.

É importante esclarecer que as solicitações de atendimento ao Samu continuam sem mudanças. O serviço pode ser acionado através do telefone 192, mas, para quem reside na região do Frade e Bracuhy, o tempo de resposta tende a ficar bem menor, o que, em alguns casos, pode ser essencial para garantir um salvamento. Agora o Frade passa a contar com duas ambulâncias para remoção de pacientes, ambas localizadas na unidade de saúde do bairro. A mudança no Parque Mambucaba e em Jacuecanga deve ser anunciada nas próximas semanas.

Desde o início do governo, a prefeitura trabalha para recompor os serviços do Samu. Em janeiro todas as cinco ambulâncias do programa estavam inoperantes. Não havia contrato de manutenção para consertar os veículos. Agora, três unidades já foram reformadas e estão prestando atendimento à população. Outras duas estão com reparos em fase de acabamento para entrarem em circulação nas próximas semanas. O custo total da reforma dos veículos foi de cerca de R$ 90 mil.

Outro benefício para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi conquistado em maio com uma nova viatura doada pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A caminhonete do tipo Ranger com tração nas 4 rodas, é equipada com suporte avançado de vida e atende localidades de difícil acesso em todo o município.

Fonte: Frade Online

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mambucaba pode ganhar quadra de skate

Em matéria publica no seu blog,na segunda-feira, 27,  o Vereador Fábio Macedo disse que Mambucaba em breve deve ter uma quadra destinada aos skatistas. Veja abaixo a nota publicada no blog do Vereador:

"Nesta questão do pessoal esportista do skate, tudo que prometi estou fazendo. Há pouco tempo atrás, recebi dos skatistas, o desenho e o croqui feitos por eles mesmos, para podermos transformar a área daquela quadra de esporte, inutilizada de frente à Regional do Parque Mambucaba, em uma pista de skate definitiva.
Estamos transportando este croqui para o formato 3D e apresentar o projeto de forma oficial ao executivo e o passo seguinte, protocolá-lo. No sábado (25), em reunião com a Prefeita Conceição Rabha no Parque Mambucaba, a mesma, comprometeu-se em ceder a área solicitada, para em fim, transformá-la em uma pista de skate, sendo assim, já  um grande avanço. A prefeita se comprometeu também, caso eu não consiga as parcerias com as empresas locais como: Eletronuclear e outras, para tocar a obra, que será usada a estrutura da Regional para esta ação. Essa transposição do croqui para 3D, está sendo feita por um escritório no Centro de Angra, situado ao lado da Microlins, caso alguém queira comprovar a veracidade do que aqui, foi afirmado. Assim que o projeto ficar pronto, estarei entregando- o na Prefeitura, para que a mesma, possa dar andamento no processo.
Está marcada para a próxima Quarta-feira (29), com a Empresa Andrade Gutierrez, uma reunião para então, estarmos buscando parcerias, para a execução do projeto. Entendam que, o que posso estar fazendo como legislador é justamente isto, representar, encaminhar e interceder junto ao executivo municipal, a aspiração destes esportistas.
Podem sempre, contar conosco!"

terça-feira, 28 de maio de 2013

Começa a construção da Estrada Parque Paraty-Cunha

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão da Secretaria de Obras, iniciou nesta segunda-feira (27/5) a construção da segunda estrada-parque do Estado do Rio, a Paraty-Cunha, na Costa Verde. Durante os próximos 18 meses, o DER irá fazer a drenagem e pavimentar os 9,4 quilômetros do trecho da RJ-165 até o limite com o Estado de São Paulo, onde se conecta com a SP-171.
Máquinas e operários já começaram a fazer a limpeza na altura da estaca zero, marcando o início efetivo da obra, um caminho mais curto para vir ou chegar ao Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Até a concessão da licença de instalação pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio-Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), a população precisou esperar cinco anos.
Ao fim dos 18 meses, serão gastos mais três para a adequação ambiental da estrada que, a exemplo da Capelinha-Visconde de Mauá, em Resende, no Médio Paraíba, obedece a uma série de exigências de preservação da fauna e flora locais.
O trecho está localizado dentro do Parque Nacional da Bocaina e segue o conceito de estrada-parque com o uso de asfalto menos poluente, a preservação do curso de rios e córregos, e a criação de travessias aéreas e subterrâneas para animais.
Foram catalogadas na região, por um grupo do Laboratório de Zoologia de Vertebrados da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), 31 espécies de mamíferos.
Outro ponto importante da estrada é a de servir de rota de fuga em caso de acidente nuclear em Angra dos Reis. Por isso, metade dos recursos para financiar as obras e os projetos ambientais, orçados em R$ 84 milhões, será proveniente da Eletronuclear. O restante virá do empréstimo solicitado pelo Governo do Estado junto à Comissão Andina de Fomento (CAF).

Fonte: Diário do Vale


Mulher é detida em Mambucaba

Uma mulher de 35 anos foi presa na tarde desta segunda-feira, 27, no Parque Mambucaba, por um homicídio cometido durante o final de semana em Paraty. Segundo a Polícia Militar, Josilene de Freitas teria matado um homem conhecido apenas como "Angolano" a golpes de machado na noite de sábado (25).
Ainda de acordo com os policiais, ela foi encontrada junto com o companheiro na Rua Getúlio Vargas, após uma denúncia anônima. Ele foi levada à delegacia, onde assumiu a autoria do crime, mas foi liberada por não ter sido presa em flagrante.
Segundo ela, ela acertou "Angolano" - que estaria hospedado na casa dela - com um machado porque ele teria tentado boliná-la durante a noite. Após matar a vítima, ela e o companheiro teriam escondido o corpo e fugido para o Parque Mambucaba.
O corpo de "Angolano" foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Angra dos Reis na noite de domingo (26), onde aguarda identificação.

Fonte: Diário do Vale

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Inscrições para o Enem terminam nesta segunda-feira

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 terminam às 23h59 desta segunda-feira (27). O prazo não será prorrogado, segundo o Ministério da Educação.
O pagamento da taxa, no valor de R$ 35, pode ser feito até esta quarta-feira (29). As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.
O MEC afirmou que, até as 18h15 desta sexta-feira (24), 5.199.918 pessoas já haviam feito sua inscrição. A expectativa do governo é de que o número de candidatos inscritos atinja a casa dos 6 milhões.
De acordo com o ministério, até a noite de sexta São Paulo já tinha 809.608 inscritos no Enem 2013. O segundo estado com o maior número de inscrições é Minas Gerais, com 564.401, seguido do Ceará, com 393.454, do Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos, e da Bahia, que tem 377.759 inscritos.
Fonte: G1

sexta-feira, 24 de maio de 2013

O circuito de Vôlei de Praia começará neste domingo, na Praia do Anil

A Secretaria de Esporte e Lazer, juntamente com a Associação de Vôlei de Angra dos Reis (Avar), realizará neste domingo, 26, a abertura do Circuito Angrense de Vôlei de Praia 2013, que se estenderá até novembro. As competições da primeira etapa acontecerão na Praia do Anil, às 10h.
A primeira etapa será para as categorias adulto feminino e adulto masculino. As duplas podem se inscrever no dia, das 8h às 9h30.
O circuito, que vai até o final de ano, esquentará as areias e ao final premiará a equipe vencedora do circuito do ano. No final, também vai acontecer a tradicional escolha do Rei e Rainha da praia.
O circuito Sub-21, também se inicia neste semestre. A abertura será dia 16 de junho, na Praia do Anil. As inscrições acontecem da mesma forma da categoria de adultos. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer, através do telefone (24) 3365-7670.

Angra dos Reis oferecerá tratamento gratuito para hepatite


O Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Angra dos Reis, passou a coordenar também o programa de hepatites virais (Hepatites B e C). Essa decisão foi tomada em reunião realizada com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, quando foi acordado que os municípios que possuem programas de combate às doenças sexualmente transmissíveis, devem incluir a hepatite em suas ações de combate e tratamento.
A prevenção das hepatites constituem no uso de preservativos em todas as relações sexuais e a vacina. Toda gestante deverá fazer o exame da hepatite B no pré-natal, em caso do resultado positivo serão necessárias medidas especificas para o bebê ao nascer (imunoglobulina e vacina).
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece de forma gratuita, as doses da vacina. Maiores informações podem ser obtidas no Centro de Especialidades Médicas do Centro, sala 22, na Praça General Ozório ou pelo telefone (24) 3367-8069.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Gilberto Gil fará show d eabertura da Flip

O cantor baiano Gilberto Gil fará o show de abertura da Flip 2013, que teve a sua programação anunciada nesta quinta-feira, 23. A 11ª edição da Festa Literária de Paraty, acontece de 3 a 7 de julho e vai homenagear o romancista alagoano Graciliano Ramos (1892-1953).
Entre o nomes anunciados para a edição deste ano estão o irlandês John Banvilleo bósnio Aleksandar Hemona americana Lydia Davis e o poeta egípcio Tamin Al-Barghouti, além de mesa com Maria Bethânia e Cleonice Berardinelli, professora emérita da UFRJ e da PUC-Rio, sobre Fernando Pessoa. O romancista Michel Houellebecq, o jornalista inglês Geoff Dyer, o norueguês Karl Ove Knausgård e o brasileiro Daniel Galera estão entre os destaques.
A expectativa da organização da feira, é que cerca de 25 mil pessoas visitem a feira, já que 70% das vagas dos hotéis, estão reservadas, que é o que alcançamos nos anos anteriores. Os ingressos começam a ser vendidos a partir das 10h de 10 de junho pela internet, no site (www.ingressorapido.com.br), pelo telefone (4003-1212) e em pontos de venda. Eles custam R$ 46 (tenda dos autores), R$ 12 (tenda do telão), R$ 22 (pista do show de abertura) e R$ 46 (cadeiras do show de abertura). Após 3 de julho, as entradas só podem ser compradas em Paraty.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bourbon Festival será neste fim de semana

A partir desta sexta-feira (24) acontece a 5ª edição do Bourbon Festival, que vai até domingo (26). Realizado pela Prefeitura por meio da Lei Rouanet, o evento recebe renomados músicos internacionais e nacionais e é idealizado pelo Bourbon Street Music Club, de São Paulo. Todos os shows são gratuitos e haverá intervenções dos “busckers” – músicos de rua.
Na edição passada um público de 30 mil pessoas acompanhou as apresentações que aconteceram durante o dia e a noite em meio ao charmoso cenário de Paraty .
Confira a programação completa :
Palco da Matriz
♫ Dia 24 – Sexta Feira
Raul de Souza 21h30
Incognito 23h00
Serial Funkers & Ed Motta 00h30
♫ Dia 25 – Sábado
Palco Sta. Rita
Carlos Barbosa Lima & John Wesley 16h00
Paulo Meyer & Alissa Sanders 17h30
Palco da Matriz
Céu 21h30
Stanley Clarke 23h00
Big Sam’s Funk Nation 00h30
♫ Dia 26 – Domingo
Palco Sta. Rita
Turo Ferraz Funk Jazz Machine 16h00
Jefferson Gonçalves & Big Joe Manfra 17h30
Palco da Matriz
The Players New Orleans Jazz Band Germaine Bazzle 21h00
Hamilton de Holanda 22h00
Mart’nália 00h00
Site oficial do Evento : www.bourbonfestivalparaty.com.br/

Menina de três anos morre em acidente em Mambucaba

Uma menina de três anos morreu em um acidente da noite de terça-feira, no Parque Mambucaba, em Angra dos Reis. Segundo informações registradas na 166ª Delegacia de Polícia, um homem de 53 anos, dirigia um ônibus da Viação Eval, quando ao fazer uma curva na Rua Vereador Machado Lopes, no Parque Mambucaba, acabou colidindo com uma bicicleta.
Com o acidente, uma menor de 3 anos de idade que estava na bicicleta acabou falecendo na hora, e um menino de 11 anos que a estava carregado teve ferimentos, foi levado para o Hospital de Praia Brava, mas passa bem. A polícia investiga o caso.

Fonte: Diário do Vale

6º Festival de Motocross em Mambucaba

Mambucaba receberá nos dias 22 e 23 de Junho a 6ª edição do Festival de Motocross. A competição acontecerá na pista de cross, no final da Rua Francisco Guedes da Silva, próximo á cachoeira.
Abaixo a programação:
22/06/13
Treino: de 12:00 as 17:00hrs
23/06/13
Treino: de 08:00 as 11:00hrs 
Corrida: a partir de 12:30hrs. 
CATEGORIAS: MX1, MX2, MX3, NACIONAL A, NACIOPNAL B, FORÇA LIVRE IMPORTADA E FORÇA LIVRE NACIONAL.
Obs.: PODERÁ HAVER DEMAIS CATEGORIAS, CONFORME A PRESENÇA DOS PILOTOS.


Local: Rua Francisco Guedes da Silva, Jardim Cachoeira (no final da rua da garagem da Eval)
premio em dinheiro no valor de R$ 500,00 para o primeiro e R$ 200,00 para o segundo colocado.
nas categorias principais
FORÇA LIVRE IMPORTADA E FORÇA LIVRE NACIONAL.
TROFÉUS ATÉ O 10º EM TODAS AS CATEGORIAS.
Pista com 970 metros de percurso, 06 obstaculos, teremos banheiro, ambulancia, praça de alimentação e ambiente com total segurança.
Realização: 
RG EVENTOS LTDA.
Organizador: Rangel
Contato: 103*221117 / 24-9218-9956 / 33670-5822
E-mail: py1mwr@hotmail.com

terça-feira, 21 de maio de 2013

Mulher é suspeita de matar e esquartejar marido no Parque Mambucaba

A Polícia Civil da 166ª DP (Angra dos Reis), está investigando um crime bárbaro ocorrido no Parque Mambucaba. José Carlos Malvão, o "José fura couro", de 44 anos, foi encontrado no domingo (19) esquartejado no meio do lixo no quintal da casa onde morava, na Rua 8 na Travessa Boa Esperança. A principal suspeita é a esposa da vítima.
Segundo informações da polícia,  Rosemar Silva de Souza, de 31 anos, chegou a registrar o desaparecimento do marido na sexta-feira (17). Em depoimento ela informou que ele estaria desaparecido desde a quarta-feira (15).
A suposta farsa só foi descoberta no domingo quando a Polícia Militar recebeu denuncias de que o corpo de José Carlos estava no quintal da casa onde o casal morava. Foi quando a polícia descobriu também o detalhe mais chocante do crime: o corpo de José Carlos estava esquartejado em meio a um amontoado de lixo.
Ainda segundo a polícia, Rosemar foi encontrada na casa da cunhada, onde ela teria confessado o crime. Porém, ela não pode ser presa porque não houve flagrante. A polícia deverá pedir a expedição de um mandado de prisão.
A brutalidade do crime chocou moradores e até mesmo a polícia. De acordo com os agentes, o laudo da perícia ainda não saiu, mas há duas hipóteses para a execução do assassinato: uma de que José tenha sido envenenado e depois esquartejado e outra de que tenha sido morto a facadas e posteriormente tido o corpo cortado.
De acordo com a polícia, a motivação do crime pode ter sido uma forma de retaliação, já que José tinha fama de ser mulherengo, violento e possessivo. Tendo inclusive dois registros de Rosemar contra ele por violência doméstica e lesão corporal.
O caso segue sob investigação.

Fonte: Diário do Vale


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Comerciários de Angra têm 11,86% de aumento salarial



Depois de diversas reuniões os comerciários de Angra dos Reis e Mangaratiba já podem comemorar, pois tiveram um dos maiores aumentos salariais dos últimos anos, 11,86%, retroativos a 1º de março, data base da categoria.
Para chegar ao acordo, foram necessárias oito rodadas de negociação e, com o reajuste concedido, o índice ficou acima, inclusive, do reajuste do salário mínimo. O aumento vem num período considerado de baixo crescimento econômico, mas nos quais setores como comércio tem mantido o ritmo de contratações no Estado e em Angra, permanecendo ainda como o setor que mais emprega na região.
O comércio agora poderá funcionar de segunda a segunda-feira, desde que o empresário avise previamente aos sindicatos patronal e do trabalhador sobre este funcionamento e pague horas extras para seus funcionários. O único feriado que não será permito o funcionamento é o de Natal, em 25 de dezembro. O salário para os caixas teve um aumento diferenciado, passando para R$ 800, mais 5% pelo desempenho da função.

Fonte: Diário do Vale




sexta-feira, 17 de maio de 2013

Prefeita de Angra assina Projeto de Lei que reduz carga horária para Enfermagem

Em comemoração à Semana Mundial da Enfermagem, a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, assinou oficialmente na última quarta-feira, 15, o Projeto de Lei que reduz para 30 horas semanais, a carga horária dos servidores da enfermagem. A solenidade de assinatura foi no auditório do Hospital da Japuíba e a medida deverá beneficiar cerca de 400 funcionários públicos. A redução foi um dos compromissos assumidos pela prefeita durante a campanha eleitoral de 2012 e era uma antiga reivindicação da classe.
Diversas autoridades acompanharam a solenidade de assinatura, entre elas secretários municipais, o vice-prefeito Leandro Silva, a deputada estadual Rejane de Almeida (PCdoB) e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Pedro de Jesus Silva. Os vereadores Jairo Magno (PRB) e Dra. Cássia Caldellas (PSD) garantiram empenho na tramitação do projeto e asseguraram à prefeita e à categoria, que a Lei será aprovada pelo Poder Legislativo por unanimidade. Após a aprovação, o projeto será sancionado pela prefeita Conceição Rabha.

Câmara promoverá Semana do Meio Ambiente


A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizará a Semana do Meio Ambiente 2013, entre os dias 3 e 7 de junho, com o tema “O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo”, exercendo seu papel na disseminação de informações à população sobre a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida em nosso município.
Com a realização do evento, os vereadores de Angra dos Reis buscam uma ampla discussão sobre a atual realidade do município e a cidade que queremos, no que diz respeito à conservação ambiental. Assuntos como Sustentabilidade, Plano de Gerenciamento Costeiro, formalização da profissão de Catadores de Materiais Recicláveis, Geração de Energia, Novo Código Florestal, Aterro do Ariró e Uso da Água serão amplamente debatidos pelas Comissões da Casa Legislativa e abordados em palestras oferecidas a toda a população.

Festa do Divino recebe o título de Patrimônio Cultural no domingo

Eleita Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no dia 3 de abril, a Festa do Divino de Paraty vai receber oficialmente o título no próximo domingo, 19. A entrega dos certificados do registro será feita ao Prefeito Casé pela presidente do IPHAN, Jurema Machado. A cerimônia acontecerá durante a missa das 10h, na Igreja da Matriz.
A Secretaria de Cultura está programando uma série de apresentações culturais: 
18/05 - Sábado: 15h – Grupo Os Caiçaras – apresentação musical de cirandas e danças típicas;
21h30 – Cia. Dança e Arte fará a encenação das Dança dos Velhos, Dança das Fitas e Jardineira.
Apresentação do Cateretê da Ciranda de Tarituba.


Fonte: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Tem basquete na quadra neste domingo, em Paraty

O domingo, dia 19, em Paraty será marcado pelo encerramento da Festa do Divino e pelo retorno da prática de esportes na quadra da Matriz. A Associação de Moradores do Centro Histórico e a Secretaria de Esportes e Lazer vão promover um torneio de basquete aberto à comunidade. As inscrições estarão abertas no próprio local a partir das 11h. Os jogos devem começar após as apresentações da festa. Troféus e medalhas serão distribuídos aos vencedores.

Fonte: Prefeitura Municipal de Paraty

Eletrobras Eletronuclear comemora segunda posição do Brasil em ranking mundial de desempenho de usinas nucleares


A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) acaba de consolidar os dados que mostram o desempenho de todas as usinas nucleares do mundo em 2012. Segundo levantamento sobre os fatores de disponibilidade por país, o Brasil, pelo segundo ano consecutivo, ocupou a vice-liderança do ranking, com 92%, ficando atrás apenas da Romênia, com 92,6%No acumulado de 2010 a 2012, o Brasil ficou em quarto lugar. Essa análise mede a produção efetiva de uma usina em relação à sua capacidade máxima durante um período determinado.

O desempenho obtido só confirma os resultados já divulgados, no início do ano, pela Eletrobras Eletronuclear. Nos últimos três anos, Angra 1 e Angra 2 bateram recorde de produção. As duas usinas fecharam o ano de 2012 gerando, juntas, mais de 16 milhões de MWh – a melhor marca da história da Central Nuclear de Angra.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Nas 3 primeiras horas, Enem teve 300 mil candidatos inscritos


Nas três primeiras horas, o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 recebeu quase 300 mil inscrições  que foram abertas na manhã desta segunda-feira (13) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 27 de maio no site do Enem. O edital previa que a inscrição seria aberta às 10h, mas às 9h45 o sistema já estava disponível. A taxa de inscrição custa R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês. O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.

O Ministério da Educação calcula que 6,1 milhões de estudantes deverão se inscrever para as provas que podem garantir acesso à universidades federais e institutos federais de ensino superior, e nesta edição de 2013 promete mais rigor na correção da prova de redação e um investimento maior na segurança para evitar fraudes.
O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio.

Exame para agentes comunitários foi adiado para 9 de junho


O processo seletivo que trata da contratação de Agentes Comunitários de Saúde do programa ESF, em Angra dos Reis, teve alterações. No Boletim Oficial divulgado em 10 de maio, foram publicadas as retificações no edital 002/2013 da Fundação de Saúde. A retificação estipulou um novo cronograma para o Processo, causado, sobretudo, pelo grande número de inscritos, o que exigiu o adiamento das provas objetivas, com vistas ao atendimento pleno de todos os inscritos.

Outra alteração importante no edital de seleção diz respeito aos locais em que há oportunidades para a contratação de Agentes Comunitários. Por falta de informação ou desatenção, houve um grande número de inscritos que informaram interesse em trabalhar em bairros divergentes do endereço declarado. Como a Lei Federal 11.350/06 estabelece que os Agentes Comunitários de Saúde devem trabalhar obrigatoriamente nos bairros onde moram, decidiu-se oportunizar um prazo, de 13 a 19 de maio, para a retificação pelos candidatos, sem prejuízo da inscrição. Isso evitará a eliminação de candidatos pelo não cumprimento do edital. A retificação pode ser feita diretamente no site da Prefeitura de Angra (angra.rj.gov.br) e novas inscrições foram abertas, visto que locais como Centro e Marítima II (Ilha da Gipóia) não receberam candidatos. A prova será realizada no dia 9 de junho, sendo o resultado final do processo seletivo divulgado no dia 5 de julho.

PROVAS DA SELEÇÃO PARA ESF’S SERÃO NO DOMINGO

A Prefeitura municipal de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Saúde, promove no próximo domingo, 19, as provas do Processo Seletivo 003/2013, da Fundação Municipal de Saúde, para a contratação de profissionais para o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). Na última sexta-feira, 10, foram informados, através do Boletim Oficial do município, os locais de realização dos exames. Apesar de as contratações serem temporárias, houve ampla adesão ao processo seletivo, com mais de 10 mil pessoas inscritas, o que representa confiança da população na seleção e reafirma o princípio da impessoalidade que tem marcado os processos públicos de seleção do atual Governo de Angra dos Reis.

Para assegurar a plena realização do exame, a secretaria de Saúde contará com apoio de todos os setores da Prefeitura, além de entidades e instituições externas que acompanham a seleção. Dezoito escolas da rede municipal receberão os candidatos, durante a manhã e a tarde. Quem ainda não imprimiu seu cartão de inscrição com o local da prova, pode efetuar a impressão na sede da secretaria de Saúde, na rua Almirante Portela Machado, 85 (sala 102), no Balneário.

sábado, 11 de maio de 2013

LEANDRO SILVA PARTICIPA DA SOLENIDADE DO 33º BPM


O vice-prefeito Leandro Silva, representando a Prefeitura de Angra, participou nesta quarta-feira, da solenidade de premiação do primeiro quadrimestre de 2013 do 33º Batalhão de Polícia Militar. O evento aconteceu no anexo do Hotel do Bosque e homenageou os policiais que se destacaram e tiveram as melhores ocorrências neste período. Autoridades de Angra dos Reis e de outros municípios também participaram da solenidade.
Cerca de 40 policiais foram homenageados com um diploma de reconhecimento de bom serviço prestado à população. Familiares e amigos de profissão prestigiaram os agraciados. Em clima de confraternização, a solenidade, seguida de um grande almoço, continuou até o final da tarde.

Homem mata esposa e comete suicídio em Mambucaba

Matéria publicada no site do Jornal Diário do Vale, informa que, na noite desta quinta-feira, 9, um casal foi encontrado morto dentro de casa, no Parque Mambucaba. De acordo com a polícia, José Rogério Rodrigo da Silva, de 30 anos, esfaqueou a esposa Lauriete Gomes de Brito Silva, de 20, e depois se enforcou.
O caso ainda está sob investigação.



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Festival de Música de Tarituba está com inscrições abertas


Já estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Festival de Tarituba, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de Julho 2013. As inscrições começaram no dia 22 de abril e irão até o dia 21 de junho e podem ser feita no site do Festival: http://www.festivaldemusicadetarituba.net.br/?home-o-festival .
O FESTIVAL DE MÚSICA DE TARITUBA foi idealizado pela comunidade local juntamente com a Associação de Moradores, com o objetivo de criar um evento que além de destacar a localidade de Tarituba por seus valores culturais, históricos e ambientais, visa promover e divulgar o talento dos artistas da região, reintegrando a Comunidade de Tarituba ao roteiro turístico e cultural de Paraty. 
O EVENTO tem como objetivo reunir Compositores, Cantores e Bandas principalmente da região com o intuito de divulgarem seus trabalhos dando a eles uma grande oportunidade do reconhecimento. E proporcionar à comunidade de Tarituba, a todos da região e visitantes um evento rico em cultura.

Governo do Rio não sabia da obra do novo hospital, em Paraty


Em visita à cidade na última terça-feira (7), o Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortês, afirmou que o governo do estado desconhecia a construção do prédio próximo ao trevo, que seria destinado ao funcionamento de um novo hospital.
“É a primeira vez que eu visito a unidade e nós nunca ouvimos falar desta obra. Não há nenhuma solicitação de aprovação da planta deste projeto. Só a falta de licença do Departamento de Aviação Comercial já torna inviável qualquer tipo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde”, declarou.
Pela proximidade da pista de pouso, o DAC deu parecer contrário à atividade hospitalar na área em que a edificação foi erguida.
Como também está perto do Rio Matheus Nunes, o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) também negou a licença.
O Prefeito Casé explicou que além da falta de licenciamento, há falhas na estrutura do prédio: “A obra apresenta vários problemas, como o rebaixamento do teto, rachaduras, dificuldade de acesso de uma área a outra. Os equipamentos também estavam se deteriorando. Sem as licenças não podemos fazer funcionar o hospital”.
No encontro ficou acertado que a EMOP (Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro) deverá realizar um estudo de viabilidade para o projeto.
O Prefeito Casé e o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Vanderlei de Holanda, falaram da situação de emergência decretada no início do ano. Uma das razões para esta decisão foi a precariedade da estrutura física da Santa Casa. Acompanhado pelo prefeito, secretário e vereadores, Sérgio Cortês circulou pelas instalações. “Está na mesma situação que eu vi há três anos. Por ser um prédio tombado, torna-se quase impossível adaptar a legislação vigente no que diz respeito às normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Dificilmente o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovaria as intervenções necessárias para que tornasse a Santa Casa viável. A Prefeitura deverá buscar um terreno e parcerias, principalmente com a Eletronuclear, com o Ministério da Saúde e o Governo Estadual, para que viabilize um projeto que caiba com as necessidades de Paraty”, ressaltou.
O Prefeito Casé e o Presidente da Eletronuclear, Otto Luiz da Silva, já iniciaram as conversações para viabilizar a construção do novo hospital.
Fonte: Prefeitura Municipal de Paraty

Mambucaba têm reunião sobre Microcrédito da CEF

O Blog do Vereador Fábio Macedo, informa a realização, nesta quinta-feira, 09, de uma reunião no Parque Mambucaba, na Igreja São José Operário às 19:00 h, com apoio da Secretaria de Atividades Econômicas da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, para explicar melhor ao Microempreendedor individual e ao pequeno comerciante de Mambucaba, como vai funcionar o Programa de Microcrédito, oferecido pela Caixa Econômica Federal.
O evento é direcionado a quem administra um pequeno negócio e está dentro do limite de faturamento mensal do microempreendedor individual e precisa de expandir seu negócio, ou pretende ser um microempreedededor e depende de uma linha de crédto pra começar seu negócio.

ENEM 2013



As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 começam no próximo dia 13 e vão até o dia 27 de maio. A data foi divulgada nesta quarta-feira, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Os candidatos têm até o dia 29 de maio para pagar a inscrição. O edital com as regras do exame será divulgado nesta quinta-feira, 9. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. No primeiro dia, será a prova de ciências humanas e da natureza. No segundo dia, os candidatos passarão pelo teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.
Da Agência Brasil.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Angra 1 é desligada do sistema elétrico, mas volta a operar


A usina nuclear Angra 1 foi desligada automaticamente do Sistema Interligado Nacional (SIN), na última segunda-feira, 06, às 07h37. A razão do desligamento foi a atuação da proteção de um transformador auxiliar, externo à usina. Essa atuação foi provocada pela presença de umidade em uma das caixas terminais elétricas desse sistema de proteção. A caixa terminal foi trocada, e Angra 1 foi religada às 14h59. 
O evento não apresentou qualquer risco à segurança da usina, aos trabalhadores da Eletrobras Eletronuclear, à população ou ao meio ambiente.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mambucaba têm Festa do Trabalhador


Cerca de 1500 pessoas, entre adultos e crianças, prestigiaram a festa, superando a expectativa da organização do evento.  A comunidade entendeu o objetivo da confraternização popular, onde os pais puderam levar seus filhos, ao um local sadio e seguro para um dia inteiro de diversão, onde foi servido churrasco e refrigerante totalmente grátis e ainda: algodão doce, pipoca, sorteio de três bicicletas, muitos brindes para as crianças e adultos, palhaços, recreadores infantis, torneio de futebol, cavalgada, shows musicais e muito mais!
A AMA (Associação de Moradores do Areal), que foi a organizadora do evento, tendo o apoio da Subprefeitura da Região Sul, da Eletrobras Eletronuclear e do Vereador Fábio Macedo, agradece de coração aos pais, que trouxeram seus filhos para comemorar o dia do Trabalhador, nesse lindo dia de 1º de Maio no Campo da Gringa, Parque Mambucaba.

Fonte: Blog Vereador Fábio Macedo

Eletrobras Eletronuclear inicia reabastecimento da usina nuclear Angra 2


FOTO SITE ELETRONUCLEAR
No próximo sábado, dia 4 de maio, à 0h45, a Eletrobras Eletronuclear vai desconectar a usina nuclear Angra 2 do Sistema Interligado Nacional (SIN) para reabastecimento de combustível. Trata-se de uma parada programada, em comum acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), com duração estimada de 30 dias.
Cerca de 1/3 do combustível nuclear será recarregado, além de serem realizadas atividades de inspeção e manutenção periódicas e também instalações de diversas modificações de projeto, que precisam ser feitas com a usina desligada. Durante o período, o ONS realizará manobras no sistema interligado de forma a garantir o abastecimento seguro. 
Foram contratadas firmas nacionais e internacionais que irão disponibilizar 1.150 profissionais (sendo 150 estrangeiros) para dar suporte aos técnicos da Eletronuclear. Dentre as cerca de 4.000 tarefas planejadas para o período, destacam-se:
Ø       inspeções e revisões de equipamentos de uma das redundâncias de segurança da usina;
Ø       inspeção visual do pressurizador e dos geradores de vapor;
Ø       revisão e troca das pás do rotor da bomba de água de refrigeração principal;
Ø       revisão da turbina de baixa pressão;
Ø       substituição dos bancos de baterias da usina;
Ø       revisão de atuadores e das estações de controle de diversas válvulas;
Ø       modernização do sistema de controle do reator e do sistema de segurança para casos de perda de energia externa.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Eletronuclear conclui transporte de combustível para recarga de Angra 2


Esta semana, a Eletronuclear conclui o transporte de 52 elementos combustíveis da recarga de Angra 2, cuja parada começa no próximo sábado (4). O combustível está sendo transportado da unidade industrial das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Engenheiro Passos, distrito de Resende (RJ), onde é fabricado, até a central nuclear de Angra em sete carregamentos. Essa operação envolve diversas instituições nos níveis federal, estadual e municipal.

O transporte é feito em comboios em que os caminhões que carregam os elementos combustíveis são escoltados pela Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação é acompanhada por uma equipe da Eletronuclear que inclui profissionais da Gerência de Combustível Nuclear e da Divisão de Segurança, que coordenam a tarefa, além da Divisão de Proteção Radiológica e da Divisão de Serviços Gerais.

Festa de Santa Cruz em Tarituba II


5º Bourbon Festival Paraty


O Festival Internacional de Jazz / Blues / R&B / Soul chega à sua 5ª edição, de 24 a 26 de maio. Realizado pela Prefeitura de Paraty e pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet (de incentivo à cultura), o evento é idealizado pelo Bourbon Street Music Club, de São Paulo.
O Bourbon Festival atrai turistas de todo o Brasil e do mundo por irradiar música de qualidade pelas ruas coloniais de Paraty. Dois palcos são montados no Centro Histórico. O principal fica na Praça da Matriz, onde os shows acontecem durante a noite, e o segundo fica em frente à Igreja Santa Rita, que recebe atrações durante as tardes. Um estande de CDs será montado ao lado do palco principal
Entre os destaques do festival estão Ed Motta, Mart'nália, Céu, Hamilton de Holanda e Stanley Clarke.
Site oficial do Evento : www.bourbonfestivalparaty.com.br/

Recuperação Rua Dolor Barreto

Matéria publicada no Blog do Vereador Fábio Macedo, informa que na manhã desta terça-feira, 30, uma equipe de topografia, começou a medição na Rua Dolor Barreto, antiga Rua 20, às margens do Rio Mambucaba  no Parque Mambucaba, dando inicio aos trabalhos de recuperação da rua, naquele trecho que margeia o Rio.
O Vereador afirma, ainda em seu blog, que é resultado da audiência pública realizada na segunda-feira, 29. É preciso que os vereadores cobrem do executivo a continuidade do trabalho, lembrando que nas ruas Tancredo Neves com Av. Francisco Magalhães de Castro e na Rua Ulisses Guimarães, foram feitos vários levantamentos topográficos e nenhuma ação foi concretizada. A solução na rua Dollor Barreto é urgente. A população também têm que monitorar a sequência da obra. 

Audiência sobre alagamentos

Foi realizada na última segunda-feira, 29, mais uma audiência pública, através da Câmara Municipal de Angra dos Reis, para discutir os problemas de alagamentos no Parque Mambucaba. Estavam presentes os Vereadores Jorge Eduardo Mascote, Presidente da Câmara, Dr.José Antonio, autor do requerimento solicitando a audiência, Fábio Macedo, Sargento Thimóteo, Eduardo Godinho e Jairo Magno, além de diversos secretários municipais e presidentes de associações locais. A Prefeita Conceição Rabha, não compareceu ao evento, sendo representada pelo Subsecretário de Políticas Governamentais, Zeca do PT. 
Nenhuma novidade foi apresentada pelo executivo municipal em relação a soluções para os problemas de tranbordo dos Rios Mambucaba e Perequê e também sobre as drenagens nas ruas do bairro que alagam com a chuva por falta de escoamento. O secretário de obras, Jefferson Decache, sequer mencionou alguma intervenção imediata em relação a pauta da audiência. Apenas o representante do INEA, disse que está trabalhando em um projeto de recuperação das margens do Rio Mambucaba e que deve apresentá-lo ainda este ano.
A população presente fez cobranças, assim como os presidentes de associações, que fizeram uso da palavra, tanto à Câmara Municipal, quanto ao executivo municipal. Porém, repito, nenhuma solução foi apresentada. É preciso aguardar. Até quando. Até a próxima chuva. Ou quando houver vítima fatais.